Roda de liga leve tem seu charme e seus perigos

Rodas de liga leve valorizam o visual do automóvel, mas cuidado com unidades recuperadas, mesmo que pareçam perfeitas

RODA DE LIGA LEVE
Reparos nessas rodas são muito complicados e podem ser uma grande cilada (Foto: Mitsubishi | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 26/11/2024 às 07h00

Há muitos anos, a roda de liga leve tomou conta do mercado e hoje raramente se vê uma feita de aço. Mas, por trás da estética desse material, existe um grave problema.

VEJA TAMBÉM:

Isso acontece em um acidente, por exemplo, quando elas se danificam, pois seu reparo é praticamente impossível. Qualquer tipo de solda exige um rigoroso controle de qualidade que não pode ser feito a olho nu.

Ela pode até aparentar estar perfeita, mas há a possibilidade de que fissuras ou trincas internas ainda estejam presentes. Porém, isso só é detectado por meio de aparelhos do tipo ultrassom e raio-x muito sofisticados e caros.

Esses equipamentos só existem em fábricas de rodas. Por tudo isso, jamais recorra a um reparo da roda de liga leve que exija o processo de solda, pois essa foi a causa de inúmeros acidentes, até fatais, em estradas brasileiras.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário