Pode rodar com o carro no cheirinho? A resposta é simples

Os automóveis estão, de certa forma, preparados para rodar com pouco combustível. O único ruim é ficar pela estrada

marcador combustivel painel carro portal
O que a maioria acredita não está certo. A bomba funciona normalmente (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 16/03/2023 às 07h02

Tem problema rodar no cheirinho, com o nível de combustível lá embaixo no tanque? Pois olha, eu já cansei de ver a imprensa dita especializada alertando para os graves perigos de se rodar com o tanque quase vazio.

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O primeiro alerta é para os resíduos que vem pelo combustível e se depositam no fundo do tanque. Mas são em volume irrisório e além do mais tem uma telinha antes da bomba que serve como um pré-filtro e impede que esses resíduos entupam qualquer coisa lá pra frente.

O outro alerta ainda mais grave é que quando acaba o combustível presente em volta da bomba, ela deixa de ser refrigerada, podendo esquentar e até queimar.

Outra besteira, pois a refrigeração da bomba é feita internamente pelo combustível que ela mesma suga do tanque. Então esse risco também não existe.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
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Pe di cabra 19 de março de 2023

Bom dis.
Tem uns três anos que a bomba travou por sujeira, até as partes de borracha foram se soltando ( 05 anos ???).
Tenho rodado pouco no escortão, e. tudo bichado: velas, cabos, rotor, fiação e tals. Fui substituindo e nada de pegar: e a bomba.
Vou colocar gauss de 4 bar hoje. Será que pega ?

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Cadillata 18 de março de 2023

Não era aconselhável nos carros mais antigos com tanques de metal.
Nesse caso, com o passar do tempo, esses tanques soltavam partículas que podiam trazer problemas.
Tive um Fusca em 1981, que sem tela, o frentista deixou cair estopa no tanque.
Não fui ressarcido com as despesas.

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