Por que rodar pouco faz mal para o óleo?

Motorista que anda como seu carro em condições severas tem que antecipar a troca do lubrificante do motor; entenda o motivo

mecanico troca óleo
Ele precisa funcionar nas condições corretas (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 01/08/2025 às 18h00

Por que a exigência de troca mais frequente do óleo do motor nos automóveis que rodam poucos quilômetros por dia, um pequeno trecho de casa até o serviço de manhã e o mesmo trecho de volta no almoço ou à noite?

Participe do nosso Canal no WhatsApp

VEJA TAMBÉM:

A troca mais frequente do óleo se faz necessária porque o motor não esquenta e atinge sua temperatura ideal de funcionamento e uma pequena parte do combustível pode escorrer pro cárter e contaminar o óleo lubrificante. São as chamadas condições severas.

Porém, tem um outro problema para o motorista, porque para compensar a temperatura mais baixa que está funcionando o motor, a central eletrônica injeta um pouco mais de combustível nos cilindros. E, lógico, aumenta o consumo.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário