Rodízio dos pneus: cuidado com o errado
A prática é ideal para prolongar a vida útil destes componentes, mas o modo de fazer varia conforme a tração dos carros
A prática é ideal para prolongar a vida útil destes componentes, mas o modo de fazer varia conforme a tração dos carros
Pra que fazer rodízio dos pneus? Para que eles tenham um desgaste mais uniforme e maior durabilidade.
O problema é que muitas oficinas, até de concessionárias, ou borracheiros, não fazem o rodízio correto conforme especificado no manual do automóvel. O fazem em X, cruzando rodas dianteiras com as traseiras. Mas nem sempre este é o rodízio recomendado.
Pois ele pode variar em função do carro ter tração dianteira, traseira ou tração nas quatro rodas.
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Se por exemplo, o carro tem tração dianteira, os pneus da frente vão para trás do mesmo lado e os traseiros vão para frente em X. Se faz o contrário no caso da tração traseira.
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Leiam o manual e qdo for fazer o rodizio, o dono do carro fala ao borracheiro como tem que ser feito.
Faça o teste coloque pneus gastos na frente e saia na chuva
Eu seguindo conselho dos entendidos fiz um rodízio e coloquei os pneus mais gastos na frente, levei um susto danado o carro aquaplanou, portanto não acredite nessa dica, os pneus mais gastos tem que estar sempre atrás, pois em caso de chuva os dois pneus dianteiros é que vão direcionar o veículo, se estiverem gastos o carro vai aquaplanar
Bom dia, na verdade o susto que o Sr. tomou é compreensível mas também é à prova que a aplicação dos pneus mais gastos tem que ser na dianteira, por um motivo, se eles tivessem na traseira não teria como fazer a correção da trajetória, já na dianteira essa correção pode ser feita.
Essa orientação é baseada em qual documento ?
Pois há veículos em que a tração é na dianteira e a recomendação é apenas realizar em X, sem o procedimento de cruzar os pneus das rodas traseira.
Leiam o manual pessoal!
Primeiro tem que saber qual é o tipo de pneu do seu carro. Há 3 tipos de pneus e cada um tipo determinado como se deve fazer o rodízio. No manual descreve como fazer com o tipo de pneu que vem de fábrica, se houver uma troca para outro tipo de pneu, prevalesce o que o tipo do pneu diz e não o manual.