O que significa diesel S10 e S500?

Entre as mais variadas denominação dos tipos de diesel nos postos de combustíveis no Brasil, o que significa 'S10' e 'S500'?

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Existem diferenças entre os tipos de diesel disponíveis nos postos brasileiros (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 15/12/2020 às 21h31

Qual a diferença do diesel normal para o S10, que custa mais caro? Qual a sua vantagem? E onde deve ser usado cada um deles? O S10 é o que tem menor teor de enxofre. “S” de enxofre, “10” de dez PPM (partículas por milhão).

O mais barato é o S500, ou seja, quinhentas partículas de enxofre por milhão. O S10, por ter menos enxofre, é mais limpo, suja muito menos o ar e os nossos pulmões. Motores diesel produzidos de 2013 para cá foram projetados apenas para o S10.

Motores mais antigos (até 2013) podem usar o diesel normal de 500 partículas de enxofre por milhão ou também o S10. O que não se pode é abastecer o motor de 2013 para cá com o S500, só mesmo no caso de emergência, de não se encontrar o S10.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
14 Comentários
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JOSE CARLOS BAMBINO 18 de maio de 2021

Por que alguns postos de combustíveis não possuem aquele filtro externo ao lado da bomba para o diesel S10. sendo que todos possuem esse filtro para o diesel S500? Inclusive, os postos que vendem os dois tipos de diesel possuem esse filtro apenas para o S500.

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Christian 18 de dezembro de 2020

Luiz Carlos, perfeito, o processo de retirada de enxofre ou hidrotratamento do diesel reduz sua lubricidade. Desde 2004 o Brasil adiciona biodiesel ao diesel, hoje temos 12% de biodiesel em todo o diesel comercial vendido no Brasil. Uma das propriedades do biodiesel é ser um excelente lubrificante, corrigindo totalmente a perda de lubricidade causada pelo hidrotratatamento. Por isso afirmei que não existe diferença de lubricidade entre o S10 e S500 que possa afetar a vida útil da bomba injetora ou dos injetores.

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ANTONIO LIMA DOS SANTOS JUNIOR 18 de dezembro de 2020

eu so uzo s10 .. fui coloca diesel s500 na minha 2012 quimou bicos la se foi quaser 6 mil.. esse diesel.s500 e so ora camião e etc .. se vcs colocarem na suas picapes.vcs vai ver o prejuízo que pode causa…

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Selmo da Camarço 17 de dezembro de 2020

O que está acontecendo na verdade é que estamos ferrados com os combustíveis de hoje, tanto o S-500 quanto o S-10 estão péssimos de qualidade.
O biodiesel de gordura animal está produzindo bactérias e o diesel não tem propriedades para combater esse problema, diesel S-10 está apodrecendo, e sim ele contem menos lubrificidade que o S-500.
Único diesel que não está tendo problema é o diesel marítimo.

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Paulo César Dias 16 de dezembro de 2020

Tenho uma Pickup Toyota Hilux ano 2014, e o seu manual diz que é pra abastecer com o diesel S50. Quem tá certo?

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Christian 16 de dezembro de 2020

Paulo, o S50 foi disponibilizado por um curto espaço de tempo no Brasil e logo em seguida substituído pelo S10, portanto abasteça sua pickup com S10. O manual do seu carro deve ter sido impresso quando ainda vendiam S50 por aqui. Caso abasteça com S500, irá certamente prejudicar os sistemas de redução de poluentes, como o EGR e o DPF, do seu veículo.

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Marciel pinheiro 16 de dezembro de 2020

Olha se nos tivese um gobernantes con o mínimo de visam e respeito pelo serumano eles igualavo o preso

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Djalma 16 de dezembro de 2020

É pena que nossos governantes não olhe para a questão meio ambiente. Se, S10 poluem menos, porque tem valor mais auto? Se deixar o preço menor que o s500, as pessoas vão migrarem para menor preço. E assim menos poluição. E questão de lógica.

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Fernando B 16 de dezembro de 2020

Nem precisava deixar mais barato (até pq ele é mais refinado), mas pelo menos ter exatamente o mesmo preço do S500.

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Darlan Garcia 16 de dezembro de 2020

Alguns mecânicos falam que o s10 danificam a bomba injetora os bico nos motores mais antigo eles tem razão

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Christian 16 de dezembro de 2020

Darlan, isso é mito. O S10 não danifica bombas ou injetores nos motores mais antigos, pois a capacidade de lubrificação (lubricidade) do diesel S10 é igual à do S500.

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Luiz Carlos Gomes de Oliveira 16 de dezembro de 2020

Christian, não o s500 e o s10 não tem a mesma lubricidade, o que define a lubricidade é justamente o teor de enxofre, quanto maior mais lubrificante ele é.

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Itevaldo 17 de dezembro de 2020

Minha caminhonete e uma do ano 2009 qual é o disel mais indicado ??

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Magrão 17 de dezembro de 2020

Vin diesel

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