Start&stop é um liga e desliga que prejudica a bateria?
Um sistema que liga e desliga o motor do automóvel pode causar preocupações aos motoristas que pensam na bateria
Um sistema que liga e desliga o motor do automóvel pode causar preocupações aos motoristas que pensam na bateria
Para reduzir consumo e emissões no trânsito urbano cada vez mais automóveis vêm com o sistema start&stop, que desliga o motor quando o carro para e o liga quando percebe que o motorista quer arrancar.
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E pra isso, esses automóveis já vem preparados com uma bateria mais poderosa e motor de arranque e alternador que recarrega a bateria, também reformados para dar conta dessa super solicitação.
Mas a dúvida de alguns motoristas é: “mas se a bateria estiver fraca, como é que ela vai virar o motor de arranque tantas vezes seguidas?”
Essa foi também uma preocupação dos engenheiros que projetaram o start&stop. Para isso há sensores que percebem se a bateria está fraca e o sistema desativado, se o carro ficou parado muito tempo e a temperatura interna subiu, porque o ar-condicionado também desligou, se tem uma porta aberta ou várias outras situações em que, por uma questão de segurança, o start&stop é automaticamente desligado.
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O custo de reforço de fiação, bateria, alternador e motor de arranque é muito maior e não compensa para uma economia marginal, na minha opinião. Fará 0,1 km/l a mais? Diminui 1% da poluição? Estou chutando números, mas deve ser por aí…
Dizem que a verdadeira função de start-stop não é economia de combustível, mas sim diminuir a poluição. Assim creio que a vida útil do motor flex pode ser reduzida, considerando que o virabrequim trabalha em um mancal hidrodinâmico em que sobre a cada partida e desligamento do motor.
vei no chutometro…..
O maior custo nesse besteirol todo é a diminuição da vida útil do motor de partida, que vai custar muito mais que os minguados mililitros de gasolina economizados em cada parada..