Retrofit: Stellantis converte carros a combustão em elétricos

Retrofit é um termo que designa a substituição de um conjunto motor térmico pelo elétrico, sem alterar o restante do carro

fiorino eletrico portal
A transformação começa nos modelos comerciais como Fiat Fiorino e Peugeot Partner (Fotomontagem: Autopapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
Publicado em 31/01/2023 às 07h32

Sabe o que é retrofit de um automóvel? É a substituição do motor e caixa de um automóvel com mecânica convencional por um motor elétrico.

VEJA TAMBÉM:

Até porque ele dispensa a caixa de marchas devido ao elevadíssimo torque do motor, em qualquer rotação.

E quem em boa hora estabeleceu um projeto de retrofit em série foi a Stellantis, em parceria com o SENAI.

A eletrificação se inicia por dois modelos comerciais. Um Fiat Fiorino e o Peugeot Partner, que receberão motores Weg, produzidos no Brasil. Eles serão oferecidos, inicialmente, a partir de abril para pequenos empresários que não rodam mais que 100 km diários. Pois esta será a autonomia, o alcance destes automóveis.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Diego 31 de janeiro de 2023

Já vi essa notícia algumas vezes em alguns portais. Ninguém comenta o preço. Qual o preço? Bom, de qualquer forma, vai acabar virando uma gambiarra, por melhor que seja a engenharia aplicada. A Stellantis está iniciando esses serviços justamente no projeto mais antigo do seu catálogo. Sinal que teremos essa Fiorino por mais uns 20 anos ainda.

Avatar
Deixe um comentário