Pneu temporário, run flat ou kit reparo?
Para reduzir peso, custos e ganhar espaço, fabricantes apostam em soluções para aposentar o velho pneu estepe, mas nem todas as soluções são boas
Para reduzir peso, custos e ganhar espaço, fabricantes apostam em soluções para aposentar o velho pneu estepe, mas nem todas as soluções são boas
O estepe, o pneu sobressalente, vem evoluindo muito nos últimos anos. Mas ele evoluiu tanto que em alguns automóveis nem existe mais.
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Trocando em miúdos, alguns automóveis têm aquele estepe fininho que parece roda de motocicleta, mas há algum problema com isso? Nenhum, é só respeitar a velocidade máxima indicada, que em geral é de 80 km/h. Sua grande vantagem é não roubar espaço no porta-malas.
A outra opção é o tal pneu run flat, que roda mesmo murcho. Algum problema? Nesse caso tem, pois esse item não foi projetado para as crateras asfálticas no Brasil. Dessa forma, ele pode facilmente rasgar e como não tem estepe o carro só voltando de guincho.
Uma outra opção ainda é o kit de reparo, um tubinho de spray que se atarraxa na válvula do pneu. Ele o infla razoavelmente e ainda tampa provisoriamente o furo, mas não resolve no caso de um rasgo.
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Nenhum dos três, pneu igual ao o de rodagem, como era a não muito tempo atrás.