Tem SUV ou picape a diesel? Esta dica vai te ajudar

O aumento no percentual do biodiesel a partir de março pode agravar os problemas para quem usa esse tipo de veículo

Pistola de abastecimento picape a Diesel
Mudança do governo para agradar o agronegócio é prejudicial para donos de SUV ou picape a diesel (Fotomontagem: Ernani Abrahão | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 04/02/2025 às 18h00

Se você tem um veículo como um SUV ou picape a diesel, é preciso ficar atento. Os proprietários terão que se adaptar a mais uma mudança: no próximo mês de março o diesel passará a ter um percentual de 15% de biodiesel ao invés dos 14% atuais.

VEJA TAMBÉM:

Com isso, o combustível vendido no Brasil passará a se chamar diesel B15. Teoricamente, o biodiesel é uma excelente solução para o meio ambiente, mas em percentuais mais elevados acaba criando uma borra no fundo do tanque. Esses restos com o tempo vão entupindo filtros, bombas, bicos e o motor acaba parando.

Como para o governo a bancada do agronegócio é muito mais importante do que o seu bolso, é melhor se preparar para essa mudança. Apesar desse grande problema, é possível reduzir esses efeitos nocivos com um aditivo especial que estabiliza o combustível e combate as bactérias provocadas pelo biodiesel.

Outra recomendação importante para quem tem um SUV ou picape a diesel: só abasteça com combustível que será utilizado nos próximos dias, pois quanto mais tempo estocado, maiores as chances de formar a borra no fundo do tanque.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Santiago 8 de fevereiro de 2025

Nesse cenário seria interessante utilizar o HVO mesmo ele custando o dobro, cujo valor pago seria compensado ao se evitar os prejuízos e perrengues ocasionados pelo B-15.
Infelizmentente porém, não existe estrutura logística para vendê-lo no varejo. E se houvesse, certos “interesses” tratariam de inviabilizar a coisa.

Avatar
Deixe um comentário