Tem que mudar o óleo dos velhinhos?
Alta quilometragem do veículo não significa, necessariamente, que o óleo utilizado no motor ser de maior viscosidade. Entenda
Alta quilometragem do veículo não significa, necessariamente, que o óleo utilizado no motor ser de maior viscosidade. Entenda
Uma das perguntas frequentes na redação do AutoPapo é: “que óleo deve ser usado no motor de um carro que já rodou mais de 100 mil km?” E a resposta é simples: continuar usando no motor o mesmo óleo recomendado pela fábrica, no manual do proprietário, desde zero quilômetro.
Mas eu sei o porquê dessa pergunta.
Existe um mito de que se o carro já ultrapassou 100 mil km ou 150 mil km, tem que passar a usar um óleo mais “grosso”, ou seja, com mais viscosidade.
VEJA TAMBÉM:
É verdade? Só no caso do motor estar queimando óleo um pouco além do normal. O que se verifica por estar baixo na marcação da vareta. Neste caso pode-se aumentar a viscosidade, como por exemplo, de 5W30 para 10W40. Porém, enquanto o consumo do óleo estiver normal, nada de mudar a viscosidade.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |