“Professor finge que ensina, aluno finge que aprende..”

Projeto de Lei busca reduzir a burocracia e os gastos do candidato para tirar a CNH. A teoria é uma coisa, mas a prática pode ser diferente...

carros de autoescola baliza tirar cnh
Carros de autoescola sendo dirigidos por candidatos à tirar a CNH (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 06/10/2020 às 07h30

Tem mais um Projeto de Lei para tornar facultativo ao candidato à habilitação frequentar a autoescola. Por motivos óbvios: reduzir custos e a burocracia necessária para se obter a CNH.

Então, caso o candidato a motorista não queira frequentar a autoescola, poderá contratar um instrutor que seja registrado junto ao Detran.

E o carro para as aulas práticas deverá ostentar uma faixa, ou uma placa sinalizando que aquele automóvel está  sendo dirigido por um candidato à habilitação. Se aprovado o PL, as autoescolas vão ter que rebolar para conseguir manter candidatos à CNH…

A propósito, (e com todo respeito…), não me esqueço do que disse uma vez o presidente da associação das autoescolas de São Paulo: “Nelas, o professor finge que ensina e o aluno finge que aprende”.

Carros de autoescola sendo dirigidos por candidatos à tirar a CNH
Na teoria, o Projeto de Lei tem objetivo interessante, mas a prática é completamente diferente (Foto: Shutterstock)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Alves 4 de janeiro de 2021

Auto nenhuma ensina a dirigir, eh uma apenas homologacao do que vc ja sabe. Sou a favor de nao obrigar a passar pela auto escola, vc paga um professor particular como na sugestao do projeto de lei e faz as provas, economizando uma bom dinheiro( industria das auto escolas). Independe de fazer ou nao auto escola, so passa no teste pratico e teorico do detran quem aprendeu de fato o minimo. Entendam prezados, auto escola nao eh melhor sinonimo de qualificacao e melhores motoristas.

Avatar
Roberval 6 de outubro de 2020

MINAS GERAIS, É O ESTADO MAIS DIFÍCIL TIRAR A CNH,COM 50 MINUTOS NÃO APRENDA NADA, TINHA INVESTIR MAIS EDUCAÇÃO, OS MOTORISTAS NÃO REALIZA A GENTILEZA, O PIOR, QUANDO PEGA UM INSTRUTOR ESTAR ESTRESSADO QUE DESCONTA NO ALUNO, SOU FAVORÁVEL, UMA PESSOA HABILITADO QUE ENSINA NA CATEGORIA QUE A PESSOA ESTAR TIRANDO SUA CNH, EM UM LOTEAMENTO PARA APRENDER AS BALIZAS, CONTROLE DE EMBREAGEM, DIRIGIR EM ESTRADAS DE TERRA, POR QUE, 50 MINUTOS NÃO APRENDA NADA, OS PREÇOS PARA TIRAR UMA CNH ESTAR MUITO CARO, AQUI, NO SUL DE MINAS, PARA TIRAR A CATEGORIA E, ESTAR QUASE 4 MIL REAIS,QUANDO A PESSOA, VAI TIRAR A CNH PROFISSIONAL, AS AUTOS ESCOLAS, NÃO ENSINA USAR O FREIO MOTOR, O QUE SIGNIFICA OS CONTA GIROS, PRINCIPALMENTE NÃO ENSINA, CARREGAR O AR DO VEICULO PESADO,A PESSOA VAI ADQUIRINDO EXPERIÊNCIA POR TEMPO, O BRASILEIRO PRECISA TER ÓTIMOS HÁBITOS, DAR PREFERÊNCIA PARA UM IDOSO, GESTANTE,DEFICIENTE, ISSO, É EXERCER A CIDADANIA.

Avatar
João Santos 6 de outubro de 2020

Qual a surpresa??? TODO ensino no Brasil é dominado por isso: professor fonge que ensina e aluno finge que aprende

Avatar
Jaime Roberto 6 de outubro de 2020

Infelizmente tudo que é feito para “melhorar” o processo para se conseguir a CNH não influencia na melhoria do aprendizado dos alunos, é só sair nas ruas e ver o nível dos motoristas/motociclistas que as auto escolas estão “formando”.
“Uns fingem que ensinam, outros fingem que aprendem”, paga umas taxas e tá tudo certo… Aí é gente matando, se matando, entupindo os hospitais com feridos que poderiam não estar lá, gerando gastos na saúde e previdência social devido a invalidez.
Esse é o Brasil que teima em não mudar…

Avatar
Deixe um comentário