Toda gasolina tem etanol?
Muitos motoristas têm duvida se realmente é necessário a presença do etanol na gasolina. Afinal, seria isso uma pi-ca-re-ta-gem?
Muitos motoristas têm duvida se realmente é necessário a presença do etanol na gasolina. Afinal, seria isso uma pi-ca-re-ta-gem?
Pergunta que chega com frequência na redação: “Toda gasolina no Brasil tem adição de etanol?” E a resposta é positiva: Sim! Todas as gasolinas fornecidas pelos postos contém 27% de etanol, com exceção das chamadas premium com apenas 25% de álcool.
Então a Comum, Aditivada ou as premium (Podium, Octapro, Shell Racing), todas elas contêm etanol. A finalidade desta adição é de se obter uma octanagem mais elevada sem a adição de chumbo tetraetila, que se utilizava no passado, altamente nocivo.
“Mas… – perguntam alguns, …precisava de tanto etanol para se obter uma boa octanagem?” Não! uma parte dele é justificada pela octanagem. A outra, pelo lobby dos usineiros…
VEJA TAMBÉM:
A única gasolina sem etanol no Brasil é a “avgas”, gasolina de aviação, que contém chumbo tetraetila. Não pode ser utilizada em carros modernos pois o chumbo danifica o catalisador.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Também acho pois na minha umilde opinião gasolina teria que ser pura.
O álcool tem que mostrar pra veio chega de ser arastado pela gasolina ⛽
Acho que se nossa gasolina tivesse apenas 10% de etanol ela ficaria mais cara, então seria uma das mais caras do mundo. Logo não é clara a comparação do preço da nossa gasolina com a da Europa, pois a deles é melhor tem termos de ter menos etanol o que faz rodar mais quilômetros.
E uma dúvida. Se eu for viajar
fora do país e a gasolina dos vizinhos terão condições de atender meu carro? Pretendo viajaram pro Machu Picchu no Peru.
Se o Brasil fosse um país honesto, assim como o etanol sem gasolina existe do lado do combustível misturado, deveria haver uma gasolina com o mínimo de etanol.
Art. 1º Fixar, a partir da zero hora do dia 16 de março de 2015, o percentual obrigatório de adição de etanol anidro combustível à gasolina, nos seguintes percentuais:
I – 27% na Gasolina Comum; e
II – 25% na Gasolina Premium.
Parágrafo único. As especificações de Gasolina Comum e Gasolina Premium são definidas conforme Regulamento Técnico da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Art. 2º Fica revogada, a partir da zero hora do dia 16 de março de 2015, a Portaria Ministerial nº 105, de 28 de fevereiro de 2013.
KÁTIA ABREU