Toyota, desta vez, é ‘inocente’

Yaris Cross ganha apenas duas estrelas no crash test, mas, mais uma vez Latin NCAP aplicou seus critérios ‘duvidosos’

Toyota já se envolveu em inúmeras maracutaias e esquemas, mas o mais recente relacionado ao Yaris Cross não é ocorreu devido a falha da montadora (Foto: Latin NCAP | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 24/12/2025 às 07h00

A Toyota do Brasil está escavando seu terreno para descobrir onde está enterrada a caveira de burro que tanto dá azar no lançamento do seu Yaris Cross. O SUV compacto simplesmente obrigou a matriz da empresa a pedir desculpas ao governo japonês.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

Isso porque o modelo foi alvo de maracutaias com o objetivo de burlar os crash tests necessários para homologação lá no Japão. Enquanto isso, aqui no Brasil, a fábrica que iria produzir seus motores foi derrubada por um vendaval.

E, agora que o carro foi lançado com dois anos de atraso, aquela entidade uruguaia, Latin NCAP, deu apenas duas estrelas nos testes de colisão com o Yaris Cross. Mas, nesse caso não foi azar não, foi mesmo o Latin NCAP com suas trapalhadas e critérios mais que duvidosos e menos confiáveis, pois o modelo testado não foi produzido no Brasil, mas importado da Indonésia.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcelo 2 de janeiro de 2026

Mas a Latin NCAP não testa apenas carro FABRICADOS no continente, mas também VENDIDOS por aqui, via importação.
Essa unidade testada provalmente estava no Chile, onde ele já é vendido.
Lembrando que a entidade testou recentemente o Hyundai Sportage e o VW Tiguan, ambos importados.
O crash test do Yaris Cross foi legítimo, amigo Bóris.

Avatar
Polvo 28 de dezembro de 2025

Minha percepção é que o Latin NCap define as regras do jogo com seus “parceiros”. Ao que parece, a VW é um deles. Parece aquele aluno picareta que “rouba” o gabarito da prova e depois surpreende a todos “Ó que aluno exemplar! Quanta inteligência!”. Pra mim é picaretagem, Boris

Avatar
Santiago 26 de dezembro de 2025

A Latincap testou um carro fabricado no outro lado do mundo conforme as leis e especificações de lá, pra avaliar o produto fabricado aqui conforme as leis e especificações daqui???
Se a Latincap quer afundar ainda mais a própria e já combalida credibilidade, que então pegue o caminho mais curto e feche as suas portas!

Avatar
Marcelo 24 de dezembro de 2025

Os testes do Latin NCAP avaliam não apenas modelos produzidos no continente mas também os importados vendidos aqui, amigo Bóris.
Na última etapa de testes o Kia Sportage e o VW Tiguan também foram amassado e (bem) avaliados. Algum deles é produzido aqui?
O Chile, por exemplo, já vende o modelo Yaris Cross importado antes do lançamento brasileiro.
Sua avaliação está equivocada. O teste é perfeitamente válido e não há “critério duvidoso” aí.

Avatar
Deixe um comentário