Toyota e outras japonesas apostam no motor a combustão

Para estas montadoras, o futuro não será, necessariamente, 100% elétrico e fazem parceria para aumentar a eficiência dos propulsores ‘convencionais’

motor a combustão toyota
Marcas desenvolvem nova tecnologia depois que a procura por carros elétricos caiu no mundo inteiro (Foto: Freepik | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 20/06/2024 às 18h02

Se você acha que o motor a combustão está acabando, você está muito enganado. Fábricas que chegaram a insinuar que não iriam mais produzir motores a gasolina já voltaram atrás.

VEJA TAMBÉM:

Isso aconteceu principalmente depois que a procura por carros elétricos caiu no mundo inteiro. E nesse ponto, vamos tirar o chapéu para a Toyota, que nunca desenvolveu um carro elétrico de verdade.

A marca japonesa foi pioneira no Prius, um híbrido que hoje é plug-in e continua desenvolvendo outras alternativas. Ela agora se juntou com duas sócias no Japão, a Mazda e a Subaru, para desenvolver novos motores a combustão mais limpos.

Esses veículos contam com mínima emissão de carbono e com o uso de novos combustíveis como o hidrogênio ou a gasolina sintética. Há a possibilidade de utilizarem até mesmo o nosso combustível tupiniquim, o etanol, mantendo cada uma dessas três marcas os seus próprios motores.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Roberto 21 de junho de 2024

Se os fabricantes (até do Brasil) deixarem de produzir carros com os tradicionais motores a explosão, teremos uma grande crise de energia. Poderemos ter seguidos apagões.
Imaginem se 15 a 20% dos veículos do país passassem a ser elétricos?
Se a frota brasileira de veículos elétricos tiver essa participação, o Brasil terá de construir novas grandes usinas para atender a demanda de energia elétrica. E para atender esse aumento de demanda de energia, não serão suficientes usinas fotovoltaicas ou eólicas. Precisaremos de mais usinas de grande porte hidrelétricas e nucleares.
Isso sem falar que as redes de distribuição elétrica das cidades terão de ser completamente reforçadas. Até a instalação elétrica das residências e prédios necessitarão ser reforçadas.
Quem não entendeu, é só imaginar que carros elétricos possuem baterias que exigem recargas diárias de 45kWh, 120kWh e alguns passando muito além disso.. Na minha casa por mês o consumo gira em média em torno de 300kWh.

Avatar
Santiago 20 de junho de 2024

Motores a combustão mais limpos e eficientes sim, porém conciliando-os com tecnologias híbridas. Ganha-se na eficiência energética, já que a tração será elétrica em boa parte do tempo, enquanto gasta-se menos combustível e com menos emissões ainda, pois o motor a combustão passará a maior parte do seu tempo em rotação constante apenas pra gerar eletricidade.
E mais, não se fica refém dos rarefeitos e incertos postos de recarga (os quais dependem plenamente da cada vez menos disponível energia elétrica).

Avatar
Paulo Augusto Franke 20 de junho de 2024

O já atrasadíssimo enterro do medieval motor a combustão não vai acontecer por decreto de governos, nem por decisão de montadoras. O macabro motor a combustão vai ser enterrado por quem realmente manda nessa parada – o consumidor. Quem já utilizou carro elétrico não consegue entender porque carros a combustão ainda existem.

Avatar
Deixe um comentário