Toyota RAV4 dá vexame no teste do alce

O teste do alce exige que o motorista do carro faça manobras mais bruscas para desviar de objetos na pista. E o Toyota RAV4 'tomou bomba'...

RAV4 é um dos modelos da Toyota que terá produção prejudicada
Toyota RAV4 está presente no mercado brasileiro com versão híbrida (Foto: divulgação | Honda)
Por Boris Feldman
Publicado em 14/12/2020 às 21h31

Tem uma revista sueca (Mundo Técnico) que, ao testar automóveis, faz o famoso teste do alce. Ela simula numa estrada com cones a manobra brusca ao volante do motorista para se desviar de um alce na estrada.

Tem que jogar o carro para esquerda depois voltar para direita. E que se simula no teste pode acontecer em qualquer país.

Eu aqui nunca vi um alce atravessando a estrada, mas tem vaca, tem cachorro… o que exige a mesma manobra. O último carro que tomou bomba nesse teste, foi o RAV4 híbrido, que a Toyota importa para o Brasil.

Um SUV que tem até o controle eletrônico de estabilidade (ESC) e que foi depois recalibrado, segundo um técnico da fábrica, para se sair melhor num teste seguinte. Eu sempre digo aqui para não se comprar um SUV sem o ESC, mas às vezes, nem ele dá conta…

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jorge Nicolau 15 de dezembro de 2020

Boris, vc está enganado, isso é uma característica intrínseca da Toyota, não fazem curvas. Ótimos carros e camionetes para pessoas que apreciam olhar o mundo por outros ângulos. Capotoyota.

Avatar
Deixe um comentário