Toyota tinha razão ao ‘fugir’ dos carros elétricos?

O presidente mundial da marca foi criticado quando não investiu nos carros 100% a bateria, mas o tempo parece mostrar que ele está certo

Presdiente mundial da Toyota Akio Toyoda fala sobre carros elétricos
Ao invés de investir nos carros elétricos de cara, o executivo priorizou os híbridos e outras fontes de energia (Foto: AP/EUGENE HOSHIKO | Reprodução)
Por Boris Feldman
Publicado em 05/02/2025 às 07h00

O presidente mundial da Toyota, o Akio Toyoda, foi duramente criticado quando decidiu não investir em elétricos. O executivo optou por desenvolver apenas os eletrificados e produziu o Prius, o híbrido de maior sucesso no mundo, além dos carros a hidrogênio e outras opções.

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Com o tempo passando, tudo leva a crer que o Sr. Toyoda estava certo. Isso porque os carros elétricos não param de patinar, e os híbridos plug-in ou puros crescem em sua participação nos mercados.

As maiores dificuldades do elétrico para vencer barreiras são a sua autonomia, ou seja, o seu alcance, que ainda é reduzido. Há também uma escassa infraestrutura para os pontos de recarga, além de seu custo, que está caindo, mas ainda é superior ao do carro a combustão. Então, se híbrido é a solução, principalmente no Brasil, quem tem maior know-how nessa tecnologia no mundo é a Toyota.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
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Carlos Alberto Ranieri 7 de fevereiro de 2025

Muito cedo para comentar sobre esse assunto. Voltemos daqui uns 3 anos …

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Polvo 6 de fevereiro de 2025

A Toyota está correta, até porque a produção de veículos 100% elétricos já está sendo dominada pelos chineses. Dificilmente alguma montadora não chinesa conseguirá aliar baixos custos de produção e margem de lucro alta produzindo veículos elétricos a bateria. Nessa linha, aprimorar o desenvolvimento do híbrido parece ser a melhor escolha. Vai conseguir diminuir a emissão de CO e atender a maioria dos mercados.

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Santiago 6 de fevereiro de 2025

Sim! E lembrando que a indústria chinesa tem escala e flexibilidade para adequar-se à qualquer nova realidade que surja.
Eles sabem produzir em grande escala aquilo que a tendência do momento pede. Se a tendência mudar, eles também mudam.
Tanto assim que as marcas chinesas de eletrificados já fornecem tanto elétricos quanto hibridos.

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Santiago 5 de fevereiro de 2025

Parabéns à Toyota por sua visão realista e abrangente, muito além do próprio mercado!
Hoje ela colhe os seus merecidos frutos, e já situada bem à frente de uma concorrência que só agora “tocou o despertador”.
A conta é óbvia e simples, mas só a Toyota viu isso desde o começo:
– Há tempos que o mundo inteiro se desdobra em produzir eletricidade para atender às enormes e crescentes demandas atuais. E a maior parte dessa eletricidade mundial ainda está longe de ser limpa e renovável. Ou seja, NÃO EXISTE eletricidade extra “na tomada” para uma eventual frota mundial de veículos à bateria.
– A solução? Os veículos produzirem a sua própria eletricidade!!! No presente, à partir dos diferentes combustíveis que nós já temos. No futuro, a partir de combustíveis mais limpos e revolucionários.
-Simples assim!

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