Toyota prepara Yaris para substituir Etios, que vai cair do telhado

Com a linha 2021 do Yaris lançada recentemente, a Toyota ainda planeja outra versão mais básica do hatch para substituir o finado Etios

toyota yaris s 2021
Toyota Yaris S 2021 (Foto: Toyota | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 07/12/2020 às 21h31

A Toyota anuncia novidades na linha Yaris – na mecânica e nos preços. O Yaris, desde a versão hatch, com motor 1.3 de 101 cv, até o sedã 1.5 de 110 cv,  não terá mais a opção de câmbio manual: ele será sempre automático do tipo CVT.

E também novos valores, que vão de R$ 70 mil até R$ 94 mil. É claro que a fábrica não fala nada a respeito, mas (cá para mim…) essas modificações no Yaris, de cortar o câmbio manual e subir o preço, estão preparando caminho para lançar uma versão do tipo ‘pé de boi’ (mais simples e barata).

Para que? Para substituir o Etios, que já está caindo do telhado.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
48 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Anderson 2 de julho de 2021

Tenho um etios sedan 2014, 160 mil quilômetros rodados, revisões a cada 10mil km e só troquei 2 lâmpadas queimadas. Comprei a vista na época por 39.990,00 foi uma das melhores compras q fiz. O custo benefício do carro é muito bom. Trocaria por outro etios, mas infelizmente descontinuaram o carro. O Yaris é a mesma plataforma, mas não oferece o mesmo custo benefício do Etios. Devo migrar para o City ou até mesmo uma Spin.

Avatar
Renato 21 de dezembro de 2020

quando estava sendo convencido a comprar o Etios, eis que ele vai cari do telhado.. Uma pena.. Na linha popular, parecida não ter igual. Porque a montadora não dá ouvido a seus clientes? Todo mundo falando bem dele… (só precisando dar uma modernizada..)

Avatar
Sinceramente, não também não entendi a Toyota. Eu tenho um Etios 2017 e estou feliz com o carro. De longe um popular traz tantos benefícios e desempenho com o Etios.não estou dizendo que o Yaris é ruim, de forma alguma 17 de dezembro de 2020

Sinceramente, também não entendi a Toyota. Eu tenho um Etios 2017 e estou feliz com o carro. De longe, um popular traz tantos benefícios e desempenho como o Etios em comparação ao seu preço. Não estou dizendo que o Yaris é ruim, de forma alguma, é um ótimo carro, mas muito caro.
Como foi mencionado nos comentários acima, é bem provável que os clientes que possuem étios migrem para outras montadoras e comprem modelos similares, com mesmo motor e faixa de preço.
Eu mesmo, quando for trocar o meu, daqui uns 2 anos, vou migrar. Pagar pagar 80mil reais num Yaris, prefiro pegar um Honda Fit, 1.5, sem sombras de dúvida.
No entanto, é bem provável que eu compre um Argo 1.3, pois tenho dois amigos que têm e o carro é muito bom, com preço bem mais razoável que o Yaris.
Além disso, o Yaris aqui não é o mesmo da Europa e de outros países. O Yaris europeu é um pouco menor, mas muito melhor. Outra sacanagem da Toyota.
Enfim, aguardemos os próximos capítulos.

Avatar
Geraldo Pacheli De Freitas 9 de dezembro de 2020

Tenho um étios, sinceramente é um excelente carro, fico triste mesmo pelo fato de a Toyota tirá-lo de linha, o que precisava era dar uma melhorada no visual e recursos internos serem melhores, som, auto falantes em todas as portas, central de multimídia enfim não precisava muito pra alavancar mais as vendas.
Carro bom e estou muito satisfeito de tê-lo.

Avatar
João 9 de dezembro de 2020

A Toyota deveria ter modernizado o Etios para manter seu consumidor cativo. O carrinho é ótimo. Se ficasse mais bonito, mantendo as boas características de mecânica, dirigibilidade e espaço interno que já possui, além da faixa preço (é claro), seria um grande sucesso na minha opinião. Eu particularmente acho mais interessante ter um Etios renovado do que um Yaris “pé-de-boi”.

Avatar
Damião G Silva 9 de dezembro de 2020

Não entendi a Toyota, no momento que Brasil pode entrar em uma dificuldade financeira já anunciada, ela basicamente decreta o afastamento de seus crientes de classe não tanto favorecida.
Fica a pergunta, porque ela nunca acabou com o corola?

Avatar
Reinaldo Da Silva batista 8 de dezembro de 2020

Yaris é o corolla de 2004-2006 melhorado saudades de quando o corolla era nessa faixa de preço. Agora corolla é carro de patrão

Avatar
Edson 8 de dezembro de 2020

Vamos esperar a produção de até 2023, do Yaris cross e Yaris híbrido e quiçá um Yaris elétrico.

Avatar
Jonathan 8 de dezembro de 2020

Verdade seja dita o yaris tem mesmo motor do etios o que muda é no automático que passa para o cvt mais econômico porém não tão consolidado quanto o 4 marchas milenar,fora que é bem mais lento.
Não troco o etios 2017 por um yaris por ser praticamente o mesmo carro,etios é mais leve anda melhor ,unica coisa que nao é bonito ,pelo preçode 70 mil sem dúvidas tem de ser um 3 cilindros turbo automático para fazer seus 12 11 no etanol ,com respostas imediatas

Avatar
Francisco Williams Campelo 8 de dezembro de 2020

Comprei um Yaris 2020 sedam automático, ó carro show. Tou muito satisfeito. É tudo de bom.

Avatar
Renato 8 de dezembro de 2020

Show mesmooooo

Avatar
Andre CasaNova 8 de dezembro de 2020

Quem fala que vai trocar um Toyota por um Fiat só pode estar de sacanagem. Outra besteira é noticiar que a versão manual vai sair de linha, bem como toda linha Etios, e sugerir que viria um “pé de boi”… o movimento é o contrário. A Toyota está saindo da briga no segmento de carros populares “baratos”

Avatar
Pedro 8 de dezembro de 2020

Tive um yaris 2018/2019 1.3 carro lerdo. Troquei por um 1.5, o primeiro tinha qualidade o segundo a qualidade caiu e o preço subiu. Fico imagindo o que vem por aí, o que salva é a garantia de 5 anos.

Avatar
Antonio 8 de dezembro de 2020

Me pergunto o que o autor quer dizer com “caindo do telhado”.

Avatar
Edison Luiz 8 de dezembro de 2020

Tenho um Etios X sedã 16/17, ótimo carro, confortável, econômico, manutenção barata, mas infelizmente a Toyota não está valorizando os consumidores dessa faixa, subiram e muito o preço do carro, e ainda por cima essa notícia da descontinuação do modelo, Yarys de 70k, com manutenção cara, vai ficar difícil pra mim, pela primeira vez vou pegar um carro da Fiat (Cronos Drive 1.3) por causa do melhor Custo x Benefício.

Avatar
Rodrigo Delmiro 8 de dezembro de 2020

Manutenção do YARIS e do Etios é praticamente a mesma faixa de preço, o plano de manutenção e peças substitutas se assemelham bastante, a exemplo do óleo do motor que são 3,3L. Quanto a diferença no valor se justifica com as tecnologias , desing, câmbio etc… Da uma olhada na opção de ciclo, a conta fica mais maleável, Vale a pena pegar o Yaris!

Avatar
Ronaldo P 8 de dezembro de 2020

Mas a manutenção em si não deve ficar cara pois ele usa a mesma mecânica do Etios só o câmbio que muda pra cvt ei tinha um Etios TB e gostava dele

Avatar
Sérgio 9 de dezembro de 2020

Amigo. Não pegaria um Cronos, pois é o único carro que ainda usa câmbio automatizado.

Avatar
Edison Luiz 23 de dezembro de 2020

Boa noite Sérgio, a Fiat não tem mais carro automatizado.

Avatar
Osmane Damianse 8 de dezembro de 2020

Com certeza não vou trocar meu Etios que adoro pelo Yaris!!! Por que não deixar o Etios na casa dos 50.000, seria um atrativo nessa crise!!! Já to vendo que vou mudar de marca após 2 Etios na garagem!!!

Avatar
Alessandro 8 de dezembro de 2020

Concordo com vc, mesma opinião

Avatar
Calatrava1410 9 de dezembro de 2020

Em 2019 adquiri meu primeiro Toyota, um Etios hatch 1,3-l com câmbio manual.
Levei um bom tempo para estudar e decidir qual carro comprar. Analisei todos os detalhes de todos os carros similares e todos me levaram a esse carro. Até o 1,5-l entrou na jogada e foi descartado. Analisei inclusive o tipo de câmbio.
Aí deixaram de fabricá-lo e deixaram como a opção apenas o 1,5-l.
Pretendia trocar de carro novamente em dois ou três anos, mas não consigo encontrar substituto.
Caso não apareça mais nenhuma opção que me agrade, talvez o atual seja o meu derradeiro.

Avatar
Paulo 8 de dezembro de 2020

Porque tirou o etios,,carro tão bom,,não entendo,,70 mil,,não tenho condições

Avatar
Jorge 8 de dezembro de 2020

Será um erro histórico da Toyota no Brasil, carro de entrada com valor a partir de 70 mil vai causar migração de milhares de clientes apaixonadas pelos Etios que são excelentes veículos para outras marcas que modernizam seus veículos consolidados no mercado, o que não está sendo feito com a linha Etios deixando a desejar na renovação de seu designer, no mais veículo perfeito custo/benefício.

Avatar
José Vieira Santos 8 de dezembro de 2020

Se fizer isso, a Toyota vai dar a mesma mancada que deu a VW, quando tirou o Santana de linha. Sofreu uma grande queda nas vendas de seus modelos em geral, pois uma enorme massa de consumidores passou a adquirir os veículos da FIAT, principalmente o Siena. O Toyota Étios é um excelente veículo de passeio, que nos dá muito prazer em dirigir, além de econômico e potente. É lamentável que façam isso.

Avatar
Vinicius 8 de dezembro de 2020

A saída do etios parece a bolha imobiliária no Brasil anunciada 5 anos nos noticiários. Esse tipo de notícia deve render bons lucros.

Avatar
jaquesbialowas1968@gmail.com 8 de dezembro de 2020

Será um erro pois o Etios e excelente tem mais espaço.deveriam apenas mudar a traseira

Avatar
Alberto 8 de dezembro de 2020

O etios deveria continuar, o yaris ficou muito caro.

Avatar
alberto 8 de dezembro de 2020

Acho que a toyota vai subir muito o preço do carro. Vai empurrar o cliente para outra marca.

Avatar
Alberto Carlos Dias Azevedo 8 de dezembro de 2020

Se caso mudar eu mudarei para Volks

Avatar
José carlos 8 de dezembro de 2020

Sem dúvidas por que tenho um 2018 e agora vou trocar em que ? Toyota está me obrigando a voltar pra fiat

Avatar
Jardemilson 8 de dezembro de 2020

Amo meu Etios, confortável econômico anda bem na estrada .sem comentários.

Avatar
Ítalo Rodrigo 8 de dezembro de 2020

E despensa manutenção,o meu Etios com GNV desde 0km já rodei quase 700.000km

Avatar
Djalmo Bittencourt 8 de dezembro de 2020

Etios Não É Carro É Automóvel. Não Deve Sair De Linha É Tudo De Bom É Toyata .

Avatar
Vinicius 8 de dezembro de 2020

A Honda vai lançar o City 2021 câmbio manual a partir de 67.000,00.
A Toyota vai perder mercado com este Yaris como carro de entrada.

Avatar
Eduardo 8 de dezembro de 2020

Tenho um etios sedan automático X 2019 carro excelente tenho a 1 ano estou adorando. Uma pena mesmo carro é muito bom, acho que deveria ser revisto.

Avatar
Ronaldo P 8 de dezembro de 2020

Tive um xs auto por 3 anos, 3 anos de tranquilidade rsrsrs mas infelizmente é carro muito defasado em relação ao mercado uma pena

Avatar
Vinicius 8 de dezembro de 2020

A Honda está lançando para 2021 o City por 67.000,00 câmbio manual, a Toyota vai perder pra Honda com o Yaris como carro de entrada.

Avatar
Dani taxi 8 de dezembro de 2020

Olá pessoal lamentável a retirada Etios sou taxista do Rio o carro é confortável consigo levar 8 garrafas de água na frigobar (porta luva) ele só precisava se trocado os faróis iguais o do RAV4 2018 e lanternas também ficaria top seria um RAV4 pequeno. O carro é confortável confortável osjaponeses pensão bem diferente. A família Toyota não são tão parecidas como outras montadoras.

Avatar
Wagner 8 de dezembro de 2020

Carro muito bom o Éticos,tinham que inovar ele e manter,Gates muito caro em comparação,custo benefício,Etios ganha em tudo,compensa rever

Avatar
Sebastiao Goncalves Vieira 8 de dezembro de 2020

Tenha paciência.
Ela está de olho no público PCD só que tirar mais acessórios para deixar o veículo abaixo de 70 mil, e fria.
Ela e a única montadora que não dá nenhum incentivo para o comprador.
Os carros podem ter mecânica melhor do mundo, mas tem que ter equilíbrio. Abaixa o preço e mantém os acessórios.

Avatar
Marco 8 de dezembro de 2020

Tenho um Etios 2016 e a idéia seria trocar em outro Etios. Carro sem comparação, quem tem sabe o quanto é bom.

Avatar
Juliano Sena 8 de dezembro de 2020

Os caras acham quem brasileiro pobre é rico… Tenho um Etios, quero outro e outro… Tirar o carro de linha para colocar Yaris de 70mul como carro de entrada é foda. Moderniza um pouco mais o Etios e deixa o carro na pista. Galera do Uber se amarra no carrinho.

Avatar
VICENTE RANGEL NOGUEIRA 8 de dezembro de 2020

Tenho um etios Platinum 2018 carro muito bom.nao merece sair de linha

Avatar
Susana Dias 8 de dezembro de 2020

Uma pena!!! Tenho um Etios e adooooro!!! Poderiam lançar uma versão mais moderna e não o tirar de linha…

Avatar
Osvaldo 8 de dezembro de 2020

Acho um erro eu só trocaria meu Etios por outro Etios,carro fantástico!!!

Avatar
Leandro Antonio 8 de dezembro de 2020

Tenho um Etios Sedan 2020.
Muito bom economico confortável.

Avatar
Aramis 8 de dezembro de 2020

Tive um Etios Sedan 2016 Mec. Troquei por um zero auto.2019. Excelente carro, excelente custo benefício, já tava fazendo planos para pegar um 2021..e agora? Será q vou ter q voltar pra Fiat!!

Avatar
Deixe um comentário