Tração nas quatro, em duas, ‘on demand’…

Com os veículos off-road em alta, a tração 4x4 com sistema on demand está cada vez mais comum. Você sabe o que significa? Eu te explico

Veículos 4x4 e 4x4 "on demand" tem lá suas diferenças
Veículos 4x4 e 4x4 "on demand" tem lá suas diferenças (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
Publicado em 03/09/2021 às 07h32
Atualizado em 03/09/2021 às 09h31

Essa nova onda de SUVs, picapes, jipes, jipinhos e jipões trouxe também uma dúvida: o que é um 4×4 e o que é o sistema “on demand”? A diferença é sútil e se faz certa confusão entre as duas denominações.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Mas, de uma maneira geral, o 4×4 está em jipes e picapes e tem tração constante no eixo traseiro. Neste caso, o motorista pode acionar um comando para que parte da potência vá para o eixo dianteiro e a tração permanece nos dois eixos. Mas muitos automóveis possuem a tração 4×4 chamada “on demand”.

VEJA TAMBÉM:

Diferença? A tração permanente é no eixo dianteiro, mas quando os sensores percebem a necessidade de tracionar também o eixo traseiro, eles o acoplam ao motor e o carro assim permanece enquanto necessário.

Só para complicar, alguns jipes e SUVs têm sempre a tração nas quatro rodas. Mas, se os sensores percebem não ser necessária, desligam o eixo traseiro… É “on demand” ao contrário!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jaime Paulo Müller 3 de setembro de 2021

Em outras palavras, não muda nada, só o preço e o nome…

Avatar
Deixe um comentário