Por que turbo virou ‘mania’?
Os motores sobrealimentados aumentam sua eficiência reaproveitando os gases do escapamento que antes eram ‘desperdiçados’
Os motores sobrealimentados aumentam sua eficiência reaproveitando os gases do escapamento que antes eram ‘desperdiçados’
Mas por que essa quantidade de automóveis mais modernos estão vindo com turbina no motor? Motorzinho de um litro, que antes não passava de 50 a 60 cv, hoje está chegando perto dos 150 cv. Será que eles vão aguentar?
VEJA TAMBÉM:
Então a resposta é simples, aguentar eles vão, pois foram projetados para essa nova potência. E o turbo é exatamente para isso: tirar melhor desempenho possível no motor com a menor cilindrada possível, além de drástica redução de consumo e de emissões.
Isso tudo tem uma explicação simples: a turbina é movimentada pelos gases de escapamento que antes eram desperdiçados pelo cano de descarga. Ou seja, com a turbina, é possível ter máxima eficiência de um motor a combustão.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Pois é. Engraçado que praticamente todos os motores diesel já são turbodiesel faz anos… Seja em caminhões ou caminhonetes ou barcos ou mesmo grupos geradores.
Lembro bem das palavras do meu velho Eutrópio que dizia uma insanidade na década de 80: “Não entendo porque esses carros todos aí não tem turbo…”, aí diziam: “Mas turbo é pra grande desempenho!” e a resposta: “turbo é pra melhorar o RENDIMENTO. Aí o engenheiro escolhe se vai ser desempenho ou economia.”. Era uma aproximação, mas era na década de 80 ! ora bolas. 🙂