Última marcha não é para velocidade máxima
A maioria dos motoristas acha que a quinta ou sexta marcha é para aumentar performance do carro, mas a função é outra bem diferente
A maioria dos motoristas acha que a quinta ou sexta marcha é para aumentar performance do carro, mas a função é outra bem diferente
Pode perguntar para qualquer motorista. Em que marcha você consegue levar o seu automóvel à sua velocidade máxima?
VEJA TAMBÉM:
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Tenho um Fiesta sedã Flex 1.0 e uso a quinta marcha somente para dar conforto para o motor; e sinto que isso, funciona de boa.
Pessoal, eles estão falando de carro, não de meios de condução com motores 1.0, rsrsrsrsrs
Nunca li tanta baboseira num lugar só … Hahaha … Desde quando a última marcha ser Overdrive é uma regra geral em TODOS os câmbios?
Acho que depende do carro e também do motorista.
Então porque um gol 1.0 g4 2007 de 4a corta giro a 120 km por hora e quando coloca a 5a ele vai a 175 / 180 Km por hora?
No caso de motor 1.0 aspirado, a baixa potência do motor, dificilmente em 5a marcha ele conseguirá em pista plana desenvolver os 4.500 rpm, quando em 4a a rotação de era chegar próximo às 6.000 rpm e uma velocidade final maior.
Tufo dependerá da potência gerada pelo motor, conseguir vencer o arrasto aerodinâmico gerado em altas velocidades!
Desconheço carro 5 marchas vendido no Brasil que atinja sua velocidade máxima de 4ª marcha. Pode me dizer um? Dos 6 marchas não tenho como afirmar, mas realmente faz sentido em carros menos potentes que não consiga atingir a máxima a sexta.
Mas convenhamos a maioria dos carros comuns 1.0 urbanos de todo dia não possuem overdrive e ainda possuem uma quinta marcha deliberadamente curta pra aumentar a aceleração mas joga o motor a meros 110 km por hora acima de 3000 rpm e até prejudica o consumo rodoviário.. dá pra rodar de 5ª a meros 40km/h.. é pra economizar no uso urbano.
Lembrando que isso é regra só nas ideias do redator, não dá pra generalizar todos. Veja os inúmeros exemplos aqui nos comentários citados. Inclusive o meu carro corta a quarta a 160 e a velocidade máxima declarada pelo fabricante é 185 na quinta. Concordo que em carros de 6 marchas na grande maioria a sexta é over drive.
Olá turma tudo depende da relação do diferencial se é curto ou longo para velocidade ou para força por isso estão escalonado mais marchas antigamente os carros tinham 3 ou 4 marchas hoje tem alguns com 10 para o motor trabalhar livre diminuindo o consumo.
Permita- me discordar em parte: Põe um motorista comigo em uma pista com os mesmos carros. Ex : Palio fire 1.0 ano 2010. A condição é que ele não possa passar da 4° marcha. Eu duvido que ele atinja a mesma velocidade que eu.
No caso de motor 1.0 aspirado, a baixa potência do motor, dificilmente em 5a marcha ele conseguirá em pista plana desenvolver os 4.500 rpm, quando em 4a a rotação de era chegar próximo às 6.000 rpm e uma velocidade final maior.
Tufo dependerá da potência gerada pelo motor, conseguir vencer o arrasto aerodinâmico gerado em altas velocidades!
Creio que a maioria dos carros de hoje em dia foi adicionada a 6a marcha para diminuir as emissões de gases poluentes e não menos importante reduzir o consumo de combustível.
Vale lembrar que a enorme maioria dos brasileiros nunca vão andar na velocidade máxima de seus carros nas ruas, avenidas, estradas e rodovias. Pois é nosso dever do cidadão respeitar a legislação de trânsito.
Respeitar a velocidade máxima permitida é muito mimimi.
O negócio é prestar atenção quilômetros a frente e meter o pé.
Mimini que nada… vai chegar um dia que será crime excesso de velocidade, assim como já é na Europa. A ética existe, não é Mimi. Somos uma geração que está perdendo valores e virtudes
Isso é verdade na maioria dos carros, mas tem exceções, a carros que não tem overdrive, principalmente os esportivos, é o caso por exemplo do Sandero RS.
A maioria realmente não sabe por não ler o manual, enquanto eu tava aprendendo sobre meu carro eu li bastante o manual e dizia sobre a quinta marcha ser overdrive, foi uma novidade. Infelizmente tem pouco conteúdo sobre, se acha mais na gringa algumas explicações. Hoje em dia eu costumo dizer pro pessoal que se quer a velocidade máximo é na penúltima marcha.