Como se afere a velocidade real do carro?
O ponteiro do velocímetro no painel indica a velocidade do carro com 100% de precisão? Pode-se confiar totalmente nele? Eu explico aqui:
O ponteiro do velocímetro no painel indica a velocidade do carro com 100% de precisão? Pode-se confiar totalmente nele? Eu explico aqui:
A eletrônica trouxe novidades no automóvel sob todos os aspectos, inclusive a possibilidade de se conferir a indicação de velocidade do carro no painel, no velocímetro. Como se sabe (ou se deveria…), a precisão do velocímetro não é de 100%.
A tolerância pode chegar a 4% ou 5% e, quando o ponteiro indica 100 km/h, pode ser que o carro esteja a uma velocidade pouco inferior a 96 km/h ou 97 km/h, por exemplo.
O que sempre exigiu se aferir com aparelhos bastante sofisticados. A eletrônica simplificou a operação: o GPS, além de outras funções, indica também qual é a velocidade do automóvel. E, se as indicações do GPS e do velocímetro não coincidirem, a real do automóvel é a indicada pelo GPS.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Que matéria mal escrita. Saí sem saber mais do que quando entrei.
Há relatos de proprietários de Renegade e Toro Flex que a diferença entre a velocidade indicada pelo velocímetro e a indicada pelo GPS beira os 15%. Aparentemente a Fiat optou por turbinar o velocímetro ao invés do motor. Provavelmente fizeram isso para os proprietários terem uma sensação de que o carro não é tão modorrento quanto na realidade é.
Isso não pode acontecer…se eu tivesse um carro Fiat com tamanho erro no velocímetro, iria reclamar e mandar recalibrar na hora!!
Pode ocorrer, e ocorre em todos os carros, alguns com margem de erro irrisória, mas sempre indicando a mais do que a velocidade real, como nos veículos produzidos pela Volvo e a aberração aparentemente proposital da fiat de quase 15% aferido por algumas revistas e vários relatos postados no YouTube onde mostram a velocidade real no GPS e a do velocímetro absurdamente mais alta.