Isto economiza combustível e quase ninguém sabe
A escolha do tipo do óleo lubrificante vai interferir diretamente no quanto você vai gastar no posto de combustível
A escolha do tipo do óleo lubrificante vai interferir diretamente no quanto você vai gastar no posto de combustível
Um fator que interfere no consumo de combustível e poucos se lembram é o óleo do motor. Pois quanto mais viscoso, maior a dificuldade dos componentes internos – como pistões – se movimentarem. E quanto maior este esforço, maior a energia despendida e maior o consumo de combustível.
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Mas e daí? Pergunta o dono do automóvel. Daí que se o seu manual indica dois tipos de óleos com viscosidades diferentes, dê preferência a aquele de menor viscosidade.
Como por exemplo, um 5W20 ao invés de um 10W30. E também diante da recomendação de usar um óleo mais grosso, mais viscoso quando o motor atinge altas quilometragens. Pois ele nem sempre é necessário.
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Nunca vi um manual indicando duas especificações de óleo para o proprietário escolher a de sua preferência. Isso parece falta de assunto do Bóris.
A montadora é bastante rigida na especificação de óleo lubrificante. Se indica multiviscoso deve ser seguido a risca para condições frio e quente, sua alteração pode significar consumo de óleo excessivo ( quando menos viscoso que o recomendado) ou dificuldade de lubrificação (quando mais viscoso que o recomendado) em ambas as condições prejuízos serão certos!
Meu Honda City 2010/11 está com 348 mil km rodados. O carro tem muito fôlego e está bem ajustado. Nas ultimas duas trocas foi com óleo 5W30, mas antes era o 10W30. Devo manter o 5W30 ou volto para o 10W30?