Visibilidade em SUVs caiu drasticamente nos últimos anos

Em nome do estilo, a indústria tem lançado SUVs com menor área visível para o desespero de entidades de segurança de trânsito

SUVS EM ESTACIONAMENTO
As dimensões atrapalham a visibilidade do motorista (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 14/08/2025 às 18h00

O SUV é uma diabólica invenção da indústria automobilística para faturar mais entregando menos. E surgiu agora mais um grave ponto negativo do SUV.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

VEJA TAMBÉM:

Análise científica feita pelo Instituto de Segurança das Seguradoras Norte-Americanas aponta que nos últimos 25 anos, o SUV reduziu a visibilidade do automóvel em até 40 pontos percentuais – de 68% para apenas 28%. E relacionou este resultado com o aumento dos acidentes com pedestres e ciclistas.

Por que a redução de visibilidade? O capô mais alto, os grandes espelhos externos retrovisores e a largura dos pilares entre a extremidade do parabrisa e a porta.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Santiago 15 de agosto de 2025

Os americanos sempre idolatraram carrões. Saíram as “banheiras” que imperavam até os anos 80, entraram as Pick-uponas e os SUVs que imperam até hoje.
Mas o Brasil não ficou atrás, e através do nosso malandro “jeitinho” disseminou-se a infame modinha-SUV também nestas terras. Porém aqui é através de hatches bombados e de crossovers rotulados de “suv” e a preços inflacionados, cuja única semelhança com os verdadeiros SUV são os inconvenientes – que aliás são a parte essencial da moda, pra quem adora aparecer na moda..

Avatar
Deixe um comentário