VW resolveu apostar na célula a combustível com etanol
Finalmente a Volkswagen vai apostar na tecnologia de célula a combustível em seus carros. Para o Brasil, é uma boa alternativa; entenda
Finalmente a Volkswagen vai apostar na tecnologia de célula a combustível em seus carros. Para o Brasil, é uma boa alternativa; entenda
O presidente da Volkswagen no Brasil e América do Sul, Pablo Di Si, declarou recentemente numa live do jornal Valor Econômico, que ele aposta no desenvolvimento de uma tecnologia da célula a combustível alimentada por etanol.
O que vem a ser isso?
A célula combustível é que você coloca num carro e ela gera energia elétrica para movimentar o carro eletricamente, independente de bateria. E o etanol?
Dele se extrai o hidrogênio necessário para a célula combustível. Ora, isso é sopa no mel para o Brasil, pois teríamos carros elétricos movimentados com o o combustível, o etanol.
Só que antes da própria Volkswagen, a Nissan já está desenvolvendo em parceria com a UNICAMP e com a USP, exatamente essa tecnologia. Para encostar o carro no posto, abastecê-lo com etanol e sair rodando eletricamente.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Estaremos chovendo no molhado e na contra mão do mundo eletrificado. Esqueceram de combinar com o agente regulador o preço do etanol e ainda não temos sequer a informação segura de qual a eficiência do sistema (Kms/l). Estão querendo ganhar tempo iludindo os brasileiros até que tenham condição de montar carros puramente elétricos por aqui. Nunca veremos o etanol sendo entregue nos postos diretamente pelos produtores sem a participação e ganho das distribuidoras. Carro elétrico com carregamento através de matriz solar é o futuro.
Matriz solar não tem eficiência para carregar wutomóveis, as células fotovoltaicas são pouco eficientes nesses casos, além de que, baterias represenram um peso considerável em veículos elétricos desse tipo, representando de 500 a 800kg de peso. Os veículos a célula de combustível são mais eficientes, leves e de maior autonomia. O etanol usado em veículos a combustão possuem 25% de gasolina, o etanol para células de combustível é puro, sem qualquer aditivo. Células de combustível, fazem, em média, 650 km com 5kg de hidrogênio. Pesquise, vc falou algumas bobagens aí.
Tudo que sair com a poluição é bem vindo
FALOU FALOU E NÃO DISSE NADA DE INTERESSANTE E NOVIDADE. APENAS UMA LACUNA PEQUENA. AFF
Sério que além de aguentar as bobagens do Bóris agora vamos ter que aturar esse Jeremy? Esse cara é insuportável arrogante, nojento e só cria polêmica. Até nos EUA ele não é mais suportado. Tanta gente aqui capaz de assumir uma coluna de assuntos automobilísticos, com história, com competência, e vocês trazem esse lixo importado dos EUA? Que tal valorizar um pouco o que é nosso?
Fora Jeremy !!!
Até aí tudo bem usar metanol como fonte de combustível de transformação elétrica… e a economia dessa nova geração tem eficácia? Hoje o importante é a economia! Mas no setor de motorização a combustível a economia ainda está muito a quem do desejo de qualquer pessoa. Eu por exemplo, gostaria ter um carro que usasse menos combustível e navegasse 100km por combustão…
ESTIMA-SE QUE A CADA LITRO DE ETANOL FAZ ENTRE 20 E 30 KM
Usar etanol para geração de hidrogênio, produz CO2 ! pode ser que a gente está trocando 6 por meia-dúzia.
Da mesma forma que o carro com motor a combustão atual, o etanol vai produzir CO2 nas células de combustível. Porém, a produção do etanol é feita com cana de açúcar ou milho, que captura o CO2 da atmosfera. Ou seja, o ciclo do carbono é quase neutro, com pouca liberação adicional de CO2. Mas isso já vale pro motor a combustão atual.
O interesse em criar o carro elétrico com esta fonte de energia tem a ver com a eficiência superior (li que o furgão da Nissan já roda 20km/l) e com a simplicidade do carro elétrico (redução de 80% do número de peças comparada com o carro a combustão). Além disso, do ponto de vista ambiental, uma célula a combustível gastaria muito menos recursos naturais do que uma bateria de lítio.
O CO2 resultante é compensado pela plantacao de cana-de-acucar,
gostei da ideia da VW construir carro elétrico movidos com abastecimento de alcool
Estou produzindo hidrogênio do etanol com um catalisador elétrico muito bom.
Fernando de Júlio. Tenho interesse . Entre em contato .
Excelente opção da VW e melhor ainda para o Brasil !
Essa sim é a tecnologia que eu entendo como sendo o futuro para a maioria dos automóveis, se somarmos a ela os híbridos, os 100% elétricos, que poderão também contribuir.
Alem disso a infraestrutura necessária é muito mais fácil e barata para administrar, inclusive as necessidades de produção e/ou importação. O que não se aplica na produção e disponibilização da energia elétrica.