VW up! para só 4 ocupantes? Que negócio é esse?

No Brasil, a Volkswagen havia homologado o up! para cinco ocupantes, mas mudanças na lei fizeram a marca avaliar o custo-benefício de mexer no projeto

vw up mpi
Volkswagen up! preto (Foto: Volkswagen | Reprodução)
Por Boris Feldman
Publicado em 25/05/2020 às 07h30

Por que o Volkswagen Up! modelo 2020 não oferece nem cinto de três pontos nem apoio de cabeça no meio do banco traseiro? É o que se pode chamar de contra-efeito da lei, pois a partir de janeiro deste ano, estes dois equipamentos passaram a ser obrigatórios para todos os passageiros.

Acontece que o up!, projetado originalmente na Alemanha, foi homologado para quatro passageiros, como todos os hatches compactos. Mas, no Brasil, a Volkswagen homologou o up! para cinco pessoas.

Então como o projeto original não previa o cinto de três pontos para o quinto passageiro, seria um investimento alto para a Volkswagen no Brasil – que não pretende manter o up! em produção durante muito mais tempo.

Então a solução mais simples: homologar o up! para quatro ao invés de cinco passageiros.

Traseira do Volkswagen up! TSI na cor branca
Para deixar o hatch compacto dentro da lei, o up! só teve a homologação mudada (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Paulo Romero Filho 25 de maio de 2020

No Brasil todos os Projetos ficam sem finalizar, e este do UP não é diferente.
O Brasileiro não termina o que inicia.
Os Projetos Brasileiros são colocados numa lata grande e profunda, e todas as vezes que precisamos voltar ao Projeto pegamos desta lata e modificamos com o velho jeitinho Brasileiro, sem nenhum conceito inicial, até porque este conceito fica perdido em algum lugar da lata.
Por isso que está modificação torna este Projeto manco e os Brasileiros como sempre acostuma e aceita está aberração de um projeto remendado pelo erro de investimento da montadora.

Avatar
Deixe um comentário