Volkswagen Voyage segue seu irmão hatch e deixa o mercado
Após já ter saído e voltado para o mercado, o sedã mais barato da VW dá novamente um adeus ao mercado dos zero km
Após já ter saído e voltado para o mercado, o sedã mais barato da VW dá novamente um adeus ao mercado dos zero km
O Volkswagen Voyage, um sedã do Gol, diz adeus ao mercado agora em dezembro. Ele foi lançado em 1981, um ano depois do Gol e foi produzido durante 15 anos, até 1996.
VEJA TAMBÉM:
Com uma boa atuação no mercado, brigava com Chevrolet Chevette, Fiat Oggi, a Volkswagen deixou de produzi-lo em 1996, mas tomou a decisão (pra mim, errada) de retomar a produção em 2008, quando lançou uma nova geração do Gol.
De lá para cá, a briga foi outra. Porque aí já tinha Nissan Versa, Chevrolet Cobalt, Renault Logan. Todos com mais espaço, conforto e porta-malas que o Voyage.
Então, enquanto o Gol que também dá adeus ao mercado em dezembro, ganha uma edição especial, Last Edition, o Voyage vai embora sem honrarias.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Tem um erro na reportagem: Em 2008 não tinha Cobalt e nem Versa no mercado automobilístico nacional e mesmo quando foram lançados, em 2012, enfrentavam diretamente o Polo Sedan e GrandSiena e não o Voyage, que tinha como rivais diretos o Chevrolet Prisma derivado do Celta, o Siena, o Ka+, o Classic.
O erro da VW foi trazer o Up! e empurrar o Gol para um espaço que era do Fox, e este para o lugar do Polo, com isso ficou vazio o espaço do Polo Sedan (descontinuado junto ao hatch, “sucedido pelo Fox”)
Solução ideal teria sido um facelift mais ousado em Gol e Voyage no ano de 2016, é uma nova geração em 2019 (que poderia ter vido mais espaçosa). O Up! poderia ter vindo, mas deveria ter tido alterações estéticas para agradar o brasileiro já em seu lançamento (a exemplo do que aconteceu com Fiesta e Corsa em suas gerações de 2002).
Erro foi colocar um gringo para presidir a VW do Brasil!
Erro da Volkswagen foi quase uma década depois, por volta de 2016 ou 2017: colocar o Voyage para fazer a função do Polo Sedan depois que
Hoje o atual Prisma é maior que um Astra, o Siena morreu, e até o GrandSiena ficou pequeno… mas não dava para prever esse processo em 2008 e muito menos durante o processo de investimento e desenvolvimento do Novo Voyage