Volta do carro ‘popular’ depende de estímulo

O retorno dos modelos acessíveis pode ser viabilizado com a modificação de algumas normas e taxações e impostos e emissões

carro mercado tabela numeros portal
Os incentivos ficais podem ser um diferencial (Foto: AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
Publicado em 03/05/2023 às 07h02
Atualizado em 03/05/2023 às 13h50

O preço do automóvel nas alturas provocou a discussão sobre a volta do carro popular, que surgiu no início da década de 1990, com uma redução de impostos para os carros com motor de 1 litro.

VEJA TAMBÉM:

  • Só que a ideia foi completamente desvirtuada e o carro “popular” foi ganhando potência e subiu de 50 cv, 60 cv, para os atuais 120 cv, 130 cv.
  • E o que deveria ser popular custa hoje R$ 80 mil com ar condicionado, direção assistida e cheio de confortos e sofisticações.
  • E não é difícil corrigir essa distorção tributária. Uma medida é estimular com baixos impostos os motores com potência, emissões e consumo reduzidos. Exatamente a classificação tributária adotada em outros países.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Felipe 3 de maio de 2023

“Estimulo “ a alguns setores ,a esquerda adora fazer isso ,com o dinheiro do pagador de impostos ?

Avatar
Deixe um comentário