up! passa de 5 para 4 passageiros em jogada esperta da Volkswagen

Nova legislação vigente desde janeiro deste ano já obrigava a VW fazer mudanças no subcompacto que tem futuro incerto no Brasil

up6
Volkswagen up! TSI na cor prata com a dianteira em detalhe (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 22/06/2020 às 21h01
Atualizado em 22/06/2020 às 21h49

A Volkswagen gosta de fazer peraltices em todo o mundo. Enquanto nos Estados Unidos ela burlou a lei de emissões, aqui no Brasil ela se esquivou da nova lei que torna obrigatório desde janeiro deste ano os cintos de segurança de três pontos para os três passageiros que vão atrás.

Como isso exigiria investimento no up!, que já subiu no telhado, ela espertamente foi ao Contran e mudou a homologação do up! de cinco para quatro passageiros. Ou seja, apenas dois atrás, o que dispensa o terceiro cinco.

Na minha opinião, uma jogada legal, porém imoral.

Se você quer comprar um up! e precisa de levar três atrás, corra porque as concessionárias ainda estão vendendo unidades produzidas no ano passado. Aliás, o VW up! TSI é das coisas mais charmosas e endiabradas do mercado!

VW up! TSI na cor prata com a traseira em detalhe
De maneira esperta a Volkswagen burlou a legislação do Contran ao homologar o up! para apenas 4 passageiros
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
23 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jurandi Daleffe 26 de novembro de 2022

No Paraná veículos com até 4 passageiros o IPVA é apenas 1%, com 5 passageiros é de 3,5%.

Avatar
wagner sá 1 de outubro de 2020

Do que adianta andar de carro bonito e com um “bofe” do lado ? Faço ao contrário !

Avatar
wagner sá 1 de outubro de 2020

Excelente carro, o Brasileiro gosta de carroça com leds piscando no painel, fazer o que!

Avatar
Jair Gonçalves da Cunha 29 de setembro de 2020

É uma pena o Brasileiro não prestar atenção na hora de comprar um compacto. Não há no Brasil, nenhum produto similar ao VW UP TSI . É de longe a melhor e mais incrível opção. Força, elegância, praticidade, esportividade. É um show! Comprei um agora 0Km. Personalizei, com plotter de bom gosto, mudei pneus para 195/60/15 . Coloquei saias laterais universal da TGPoli com detalhe prata e películas fumê de fundo verde, nos vidros. Ficou lindo e extraordinariamente no chão.

Avatar
Adão costa 24 de junho de 2020

Comprei um 2019 2020 tsi conecte como não tenho filhos para 2 pessoas o espaço tá bom aliás quando for fazer os bancos em couro vou até tirar o terceiro apoio de cabeça.

Avatar
Davi Nascimento 23 de junho de 2020

Tenho um Up Tsi connect. um foguete e ao mesmo tempo super economico. faz 15 na cidade tranquilamente e passa de 20 na BR. detalhe com o ar ligado. na gasolina

Avatar
Ricardo Assmé 23 de junho de 2020

Exatamente isso. Legal, mas imoral, ou no mínimo anti ético. Mas a Volks não tem ética. Dentre as montadoras seria a pior colocada nesse quesito. Mente sobre emissões, sobre potência, e agora essa de carro para 4 pessoas…

Avatar
Luiz Fernando 23 de junho de 2020

Na minha opinião pessoas que pagam um preço absurdo em carros compactos são pessoas loucas pois na hora que que precisa viajar com a família a mala não cabe nada. Cabe as bouças da esposa isso se ela não leva o secador e a escova de cabelo.rsrs.. vou dar um exemplo de burrice ,um vizinho meu comprou um carro compacto e precisou carregar uma pia da cozinha de 2 metros aí veio pedir pra mim buscar pra ele pois meu carro era uma Parati GLS que eu ia a encontros de carros antigos …olha só minha minha mala cabia … Aí eu dei uma boa resposta.. envés de comprar um 0 importado comprace um nacional com espaço .. ficamos sem se falar durante 4 anos …

Avatar
wagner sá 1 de outubro de 2020

Não é bouças é bolças, quanto ao carro é excelente.

Avatar
Renata 3 de dezembro de 2020

Corrija direito: bolsas.

Avatar
Marcos 23 de junho de 2020

Na Europa o Up está homologado para 4 ocupantes como deveria ser aqui no Brasil, devido ao carro ter pouco espaço no banco de trás. Na realidade o Up leva 2 adultos na frente e apenas 2 crianças atrás.

Avatar
Luiz Zonta 23 de junho de 2020

Tá faltando assunto ? Terceira vez que Autopapo dá a mesma notícia

Avatar
Ricardo Jose de Oliveira 22 de junho de 2020

Os órgãos de proteção ao consumidor devem agir de forma a proteger consumidores desavisados e obrigar a Volkswagen a estampar em todos os veículos Up que serão comercializados para apenas 4 passageiros uma menção a esse fato, à semelhança da Etiqueta Nacional de Conservação e Energia.

Avatar
Adriano 22 de junho de 2020

“é das coisas mais charmosas e endiabradas do mercado” – mentira e verdade, numa mesma frase. Típico da Volkswagen…

Avatar
Paulo 23 de junho de 2020

Eu tenho e acho ? por cento verdade

Avatar
Marcos Antonio Gonçalves 23 de junho de 2020

Tenho um UP 14/15 MOVE MA só elogios,bom espaço interno,muito econômico,impressiona pela força do motor.60.000 rodados,quero um mais novo

Avatar
ATABISIO CUSTODIO DIVINO 22 de junho de 2020

Vamos esquecer Etanol / Gasolina, vamos partir para os elétricos populares que devem caber no bolso das classes médias.

Avatar
Luana 22 de junho de 2020

Estamos no 3° Up Tsi. Ótimo motor, econômico. Meu marido ama esse carro. Eu odeio. Kkkkkk feio, pequeno e desconfortável.

Avatar
Lakers 23 de junho de 2020

Fala assim dele não poxa KKKK

Avatar
Paulo 23 de junho de 2020

Tenho 1 e acho o melhor dos últimos tempos em quesito desempenho.so perde em beleza.

Avatar
ADRIANO OJEDA 19 de dezembro de 2020

Você é sensata, mais raiz que seu marido, kkkk

Avatar
ESCAMPOS 22 de junho de 2020

Como a matéria sugere a descontinuação do modelo, acredito que a decisão da empresa foi correta. Colocar dinheiro Bom em “fim de carreira” não será uma decisão acertada. Invista nos novos modelos que vendem mais e dão mais lucro. Simples, assim…a conferir…

AutoPapo
Boris Feldman 23 de junho de 2020

Sinto muito divergir de sua opinião, “Escampos”.
A fábrica tem todo o direito de tomar suas decisões industriais. Investir num modelo que
está subindo no telhado não vale a pena. Mas, não dotá-lo do terceiro cinto de três pontos atrás
é torná-lo inseguro pois ela sabe que irão os 3 passageiros do mesmo jeito no banco traseiro. Da parte dela, não é
ilegal, mas imoral. Não quer investir em segurança? Tire o carro de linha!
Por que ela colocou o terceiro cinto de três pontos no Fox e no Gol?

Avatar
Deixe um comentário