Retorno da Abarth é a próxima novidade da Stellantis para o Brasil
Marca voltará ao país e fará a sua estreia em uma versão para lá de apimentada do SUV Pulse, que será equipado com motor 1.3 turbo de 185 cv
Marca voltará ao país e fará a sua estreia em uma versão para lá de apimentada do SUV Pulse, que será equipado com motor 1.3 turbo de 185 cv
Na semana passada, o COO da Stellantis na América do Sul, Antonio Filosa, falou algumas das novidades que o grupo promete para o Brasil até 2025. Além das que já revelamos aqui no AutoPapo, como o híbrido flex e uma picape Ram nacional, um slide da apresentação revelou que eles trabalhariam com mais uma marca no Brasil: trata-se da Abarth, linha esportiva dos carros Fiat.
A informação recebe um “tom de confirmação” na fala do próprio Filosa, quando confirmou que teriam uma nova marca, que começaria com a letra A, mas não seria a Alfa Romeo.
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E o primeiro modelo Abarth no Brasil será uma variação nervosa do Fiat Pulse com o motor 1.3 turbo do grupo Stellantis, com 185 cv de potência e torque de 27,5 kgfm. O câmbio será automático de seis velocidades. Segundo o segredista e jornalista Marlos Ney Vidal, do Autos Segredos, a produção do Pulse Abarth começará em outubro e ele será lançado como modelo 2023.
Ainda segundo Vidal, as mudanças estéticas do Pulse Abarth em relação arestante da linha ficarão por conta de adesivos alusivos à versão esportiva, além de rodas de 17 polegadas com cinco furos que trabalharão com suspensão e freios redimensionadas para o maior desempenho. No interior, bancos devem receber acabamento diferenciado para fazer jus a linhagem Abarth. Suspen
O Pulse Abarth será o carro de passeio da Fiat mais potente já fabricado no Brasil, superando em 3 cv a potência do Marea Turbo, atual detentor do recorde. Hoje, na linha do fabricante italiano, a Toro já usa esse motor.
Já avaliamos o Pulse Impetus: confira o que achamos do SUV
A Fiat já produziu no Brasil um modelo com o sobrenome Abarth: ele foi aplicado ao Stilo. O hatch teve poucas unidades produzidas, apenas 942 saíram da linha de produção. Ele era equipado com o motor 2.4 de cinco cilindros e 167 cv. Porém, a má-fama desse propulsor, herdada do Marea, não ajudou muito no marketing do modelo, que saiu de linha em 2009.
Outro modelo vendido por aqui, mas desta vez importado, foi o 500 Abarth: no subcompacto, não havia nenhum emblema da Fiat, apenas o escorpião da “divisão esportiva”. Ele chegou equipado com o motor 1.4 16V Multiair Turbo de 167 cv de potência e 23 kgfm de torque, e acelerava de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos.
A história da Abarth começou em 31 de março de 1949, quando Carlo Abarth (1908-1979) fundou a Abarth & C. junto com o piloto Guido Scagliarini. Seu primeiro carro foi o 204 A, derivado do Fiat 1100.
Ele foi o centro das atenções em 10 de abril de 1950, quando Tazio Nuvolari o dirigiu em busca da vitória em sua última corrida, no Palermo-Monte Pellegrino.
Carlo Abarth teve a ideia de complementar as atividades de corrida com a produção de seus famosos kits de tuning para carros de produção em massa e com o objetivo de aumentar a potência, velocidade e aceleração dos veículos.
Destacam-se os componentes do escapamento, que ao longo dos anos se tornaram um verdadeiro ícone do “estilo Abarth”. No espaço de apenas alguns anos a Abarth & C. se tornaria global. Em 1962, a Abarth produzia 257 mil tubos de escape, 65% dos quais destinados aos mercados de exportação.
Em 1971 a Abarth foi totalmente assumida pelo Grupo Fiat. Carlo Abarth faleceu em 24 de outubro de 1979, sob o signo de Escorpião, o mesmo de seu nascimento e que inspirou o emblema ostentado em seus carros.
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Fajuto !!!
Com o motor exatamente idêntico ao dos drmais veículos, desprestigia, definitivamente, o sobrenome.
Parece coisa da Chevrolet !!!
Você está errado. Hoje o motor mais potente do Pulse é o 1.0 turbo de 130cv. O 1.3 da linha Pulse é aspirado.