Acesso à fórmula da WD-40 exige esquema de segurança bancária e espera de décadas

Mais restrito que a elite acadêmica, grupo que conhece a fórmula da WD-40 protege segredo que gera bilhões e alimenta lendas urbanas

Wd 40 Produto Multiuso 500ml Flextop Aerossol 1820141 jpg
Guardada em um cofre bancário, a fórmula da WD-40 só pode ser vista por um grupo extremamente restrito de pessoas (Foto: WD-40 | Divulgação)
Por Júlia Haddad
sob supervisão de Eduardo Passos
Publicado em 04/02/2026 às 19h00

Mais exclusivo que clubes de elite e com acesso mais restrito que universidades da Ivy League, um grupo seleto em San Diego (EUA) guarda um dos maiores segredos da indústria global. Para ingressar nesse círculo, não bastam status ou dinheiro: é necessário enfrentar protocolos que envolvem chaves fracionadas, acordos jurídicos draconianos e a abertura de um cofre bancário. O objetivo é proteger, a sete chaves, a fórmula manuscrita do WD-40.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

A rigidez do protocolo é tamanha que Steve Brass, CEO da companhia, aguardou mais de três décadas para conhecer a composição do produto que chefia, segundo The Wall Street Journal. A fórmula original, anotada em um caderno simples, permanece em um cofre do Bank of America em local não revelado. Nas últimas três décadas, o documento viu a luz do dia apenas três vezes: em uma celebração na Nasdaq, durante uma transferência de segurança em 2018 e, mais recentemente, no verão de 2024.

Na última ocasião, Brass e a diretora financeira Sara Hyzer tiveram acesso ao caderno. O procedimento exigiu semanas de trâmites legais e a presença do advogado-geral da empresa, único detentor de uma das chaves de acesso. Diante do manuscrito, que contém a 40ª tentativa da fórmula (após 39 falhas, daí o nome Water Displacement – 40), Hyzer notou um detalhe curioso: um aviso de “não fumar” anotado na página.

VEJA TAMBÉM:

O segredo industrial é o pilar financeiro da companhia. Em agosto de 2025, o produto clássico representava quase 80% da receita da empresa. Para mitigar riscos, a maioria dos funcionários, incluindo o time de Pesquisa & Desenvolvimento, trabalha apenas com versões codificadas dos ingredientes, sem nunca ter acesso à “receita” integral.

O vácuo de informações alimenta lendas urbanas. Em fóruns como o Reddit, usuários especulam se o lubrificante conteria óleo de peixe (mito já desmentido pela empresa) ou debatem novos usos, que vão de isca de pesca a desembaraçador de crina de cavalo. A WD-40 monitora essas conversas não apenas para captar tendências, mas para corrigir informações de segurança, mantendo o misticismo — e o valor de mercado — de seu principal ativo inalterado.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário