Advogados querem acabar com as reduções nos preços dos combustíveis

A ação visa voltar com a política de paridade internacional dos preços, com intenção de beneficiar o lucro dos acionistas

Posto de combustível vai comercializar a gasolina com o preço mais barato apenas no dia 2 de junho
A nova política de preços nem começou a ter efeito e já querem tirar (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 29/05/2023 às 15h02

A principal mudança que fez o preço dos combustíveis cair no Brasil foi a retirada do Plano de Paridade Internacional (PPI). Com isso, os valores praticados por aqui não sofreriam com alterações causadas no exterior.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

A firma de advocacia Mortari Bolico, especializada em segurança jurídica aos investimentos, entrou com pedido de liminar em caráter de urgência na Justiça Federal de São Paulo pedindo o retorno da PPI. A ação quer voltar com a política de precificação antiga.

VEJA TAMBÉM:

O argumento dos advogados é de que a redução dos preços dos combustíveis fará a Petrobras deixar de lucrar R$ 62 bilhões. Segundo o portal E Investidor, o escritório alega que a nova política não traz condições para os investidores dimensionar o futuro lucro ou prejuízo da empresa.

  • A firma alega que o governo poderá usar a nova precificação dos combustíveis para o controle inflacionário, o que não condiz com o benefício dos acionistas e da empresa.
  • Apesar dessas alegações, as ações da Petrobras subiram após o anúncio da nova forma da calcular os preços dos combustíveis. O mercado também recebeu as mudanças de forma positiva.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
henrjk 29 de maio de 2023

Deveriam entrar com uma Ação para diminuir o índice de etanol na gasolina.

Avatar
Diego 29 de maio de 2023

Esses caras devem estar é de zoação.
É uma piada argumentar que é mais válido pensar no lucro de alguns acionistas do que poder controlar a inflação do país.
Patético.

Avatar
Andre Rocha 29 de maio de 2023

Mas é por causa de pessoas assim que esse País está nessa situação! Pra eles estarem fazendo isso, é porque têm investimento na Petrobrás e doeu no bolso dessa gente calhorda!

Avatar
HAF 30 de maio de 2023

Diego, entendo seu ponto de vista, e não estou defendendo lucros de ninguém, Mas o que todos precisam entender aqui é que foi justamente esta cagada de não reajustar os preços com paridade que Dilma quebrou a Petrobras, o que levou a corroer o valor da empresa, o que no fim das contas levou a um processo internacional para indenizar investidores estrangeiros, e num fim das contas sabe quem pagou as multa dos processos bilionários depois do desgoverno da dentuça? Advinha? Fomos NÓS! O preço da gasolina que era em media 2.50 naquela época subia acima dos 4 reais por litro…. após siso, veio pandemia… outros problemas com preço do barril que só piorou a situação… Só voltou a melhorar depois que o governo federal interviu com o congresso e reduziu o valor do ICMS cobrado exageradamente em cascata em meados de 2021… em fim… a paridade é um mal necessário, nosso pais não é autossuficiente e extremamente dependente dos combustíveis fósseis… infelizmente. Abraço.

Avatar
Deixe um comentário