Afeela, o PlayStation móvel já acumula R$ 1 bi de prejuízo

O novo modelo Afeela ainda nem foi lançado oficialmente e já luta para reverter prejuízos causados em seu desenvolvimento

sony afeela carro conceito frente parado
Honda e Sony perderam US$ 362 milhões em um ano com o lançamento do carro elétrico Afeela (Foto: Sony | Divulgação)
Por Tom Schuenk
Sob supervisão de Marcelo Jabulas
Publicado em 04/07/2025 às 06h00

Quando a Honda e a Sony criaram uma arriscada joint venture para desenvolver um modelo de carro premium chamado Afeela, eles não imaginavam que isso poderia acabar em prejuízo. O carro elétrico de alto padrão tem seu lançamento previsto para o fim do ano e já começou a receber pedidos de pré-encomendas.

VEJA TAMBÉM

O carro visa um segmento específico, o mercado premium de automóveis elétricos, competindo diretamente com marcas mais consolidadas como a Tesla e a BMW. O valor do Afeela deve fechar em US$ 89.900, algo perto de aproximadamente R$ 476,5 mil, lá no mercado norte-americano.

Prejuízo e motivos

No último ano fiscal, a joint venture gerou um prejuízo operacional de mais de US$ 360 milhões, o que dá mais de R$ 1 bilhão. Esse prejuízo é mais que o dobro registrado no ano fiscal anterior.

O motivo para esse resultado negativo é o fato de a operação ainda estar em fase de desenvolvimento e lançamento, sem geração de receita significativa, já que as vendas oficiais do Afeela ainda não começaram.

É uma situação comum em projetos ambiciosos no meio automobilístico de alta tecnologia, já que os investimentos iniciais em pesquisa, engenharia e montagem.

Afeela e seu diferencial competitivo

O novo elétrico pretende se destacar combinando a expertise automotiva da Honda e as soluções tecnológicas da Sony. A proposta é criar algo diferente de seus concorrentes, pois promete integrar experiência digital de ponta com desempenho automotivo.

sony afeela carro conceito interior painel
(foto: Sony | Divulgação)

Um dos protótipos já revelados conta com motor duplo e potência de 489 cv, reforçando que seu público-alvo são os consumidores que buscam boa performance.

Apesar do prejuízo inicial, analistas já afirmaram que o impacto para as duas empresas é algo admirável. O segmento premium de carros elétricos é bem competitivo atualmente, e conquistar um espaço nesse mercado pode ser um grande desafio. Ainda assim, as empresas têm expectativas grandes para que o Afeela encontre seu nicho de consumidores que valorizam luxo e tecnologia combinada.

O alto investimento no projeto reflete a confiança no potencial de retorno financeiro a longo prazo. O sucesso do modelo dependerá da aceitação dos consumidores e de seu desempenho em relação a seus concorrentes já estabelecidos no mercado. Só o tempo dirá se os prejuízos iniciais terão capacidade de se tornarem lucros.

Afeela só existe no PlayStation

Por hora, o Afeela só existe no videogame. O carro elétrico foi incluído na lista de automóveis disponíveis no game Gran Turismo 7, disponível para PS4 e PS5.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário