O SUV médio da marca italiana é derivado do Jeep Compass, várias unidades já capotaram e os policiais alegam que há problema na estabilidade
Os Carabinieri são a força policial militar armada da Itália e são conhecidos por usarem carros da Alfa Romeo. Na última renovação de frota eles adotaram o SUV Tonale, lançado em 2022 e derivado do Jeep Compass.
O SUV não está agradando aos Carabinieri e as autoridades italianas já estão questionando a segurança do modelo. Os policiais reclamam que o carro é difícil de controlar em operações diárias, principalmente em altas velocidades, e não é adequado para perseguições.
VEJA TAMBÉM:
Algumas unidades do Alfa Romeo Tonale capotaram durante operações dos Carabinieri. O mais recente ocorreu na cidade de Catania, a Sicília.
Os carros da frota são equipados com sistema híbrido leve de 48 volts, que combina o motor 1.5 turbo Firefly com um câmbio de dupla embreagem que possui motor elétrico de 20 cv dentro. Essa caixa virá para o Brasil na Fiat Toro, e na linha nacional da Jeep.
Esses carros são preparados com blindagem parcial, rádio, luzes de emergência e uma cela para os criminosos. O Alfa Romeo Tonale é usado pelos Carabinieri para patrulhas e serviços leves.
Segundo o portal alemão Auto Motor und Sport, o sindicato que representa os Carabinieri está exigindo uma investigação sobre o carro. A falta de segurança ao volante, principalmente em pisos molhados, está obrigando os oficiais a usarem menos esse modelo.
O objetivo do sindicato não é manchar a imagem da Alfa Romeo, e sim garantir a segurança de seus oficiais. A montadora respondeu alegando que o carro é seguro e conta com recurso avançados para garantir isso. Ela se mantém à disposição das autoridades para esclareciemntos.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |