Anvisa emite alerta sobre uso de smartwatches

Agência de vigilância sanitária não recomenda uso de funções para mediar níveis de açúcar e oxigênio dos smartwatches

homem usando smartwatch shutterstock
Smartwatches podem ser úteis para ajudar a manter uma vida saudável, mas não realizam todos os exames (Foto: Shutterstock )
Por AutoPapo
Publicado em 28/02/2024 às 20h03

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta para o uso de smartwatches (relógios inteligentes) para monitoramento de glicemia e oximetria. A recomendação se deve pela falta de regularização dos equipamentos, que podem fornecer leituras erradas.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

E a preocupação da Anvisa tem seu sentido. Afinal, verificação de índice glicêmico demanda coleta de sangue para amostra. Hoje há aparelhos domésticos certificados que permitem medir a quantidade de acúcar no sangue, com um pequeno furo no dedo.

O que muitos relógios inteligentes prometem é fornecer a medição da glicemia sem extração de sangue. Inclusive a a Agência recomenda a denúncia de produtos que prometem medições do índice de açúcar não invasivas. Ou seja, sem o furinho no dedo.

No caso da oximetria, que é o monitoramento do nível de oxigênio no sangue, não é necessário fazer um furo no dedo. Os aparelhos basicamente são conectados ao dedo para fazer a leitura. Mas no caso dos relógios, ainda não há smartwatches devidamente regulamentados para oferecer uma leitura precisa.

A preocupação da agência é leituras incorretas coloquem em risco a vida dos usuários. Nem mesmo funções como medição pressão sanguínea de alguns relógios são reconhecidos pela Anvisa.

Pressão sem pressão

Cardiologistas também divergem sobre o uso de relógios inteligentes. E a justificativa é plausível. “O relógio, no pulso, faz a leitura de uma veia muito fina, enquanto o aparelho de pressão médico, devidamente calibrado, faz a leitura em um artéria da espessura de um dedo”, comentou um cardiologista que é contrário ao uso dos relógios para monitorar funções corporais.

Fabricantes por sua recomendam que o uso dos relógios inteligentes devem ser utilizados como um guia e não como palavra final, que deve ser de um médico. E aparelhos que conseguem medir pressão arterial exigem calibração rotineira junto com um aparelho de pressão convencional.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário