Última unidade do Focus saiu da fábrica alemã de Saarlouis na sexta (14); Ford mira agora em SUVs e abandona 'carros sem graça', diz CEO
A Ford encerrou oficialmente a produção do Focus na última sexta-feira (14), colocando fim a uma trajetória de 27 anos do modelo. O último exemplar do Focus deixou a linha de montagem de Saarlouis, na Alemanha, na última sexta (14), consolidando a estratégia da montadora norte-americana de abandonar o segmento de hatches médios tradicionais no mercado europeu — e global.
VEJA TAMBÉM:
O encerramento do ciclo do Focus não é um fato isolado, mas parte de uma reestruturação ampla da Ford, que vem eliminando sistematicamente seus carros de passeio a combustão em quase todo o mundo. Ícones como o Fiesta (encerrado em 2023), o Mondeo (2022) e o Ka (2020) já haviam sido descontinuados. Agora, o portfólio da marca no continente resume-se quase exclusivamente a SUVs, como o Puma e o Kuga, além de veículos comerciais.

Jim Farley, CEO global da Ford, justificou a mudança radical alegando que tais modelos, embora populares, operavam com margens de lucro exíguas que não justificavam o investimento de capital. Em declaração recente, o executivo foi taxativo: a empresa está saindo do “negócio de carros sem graça” para focar no “negócio de veículos icônicos”, priorizando rentabilidade sobre volume.
Essa estratégia, contudo, cobra seu preço em participação de mercado: a fatia da Ford nas vendas europeias despencou de 7,2% no final de 2015 para apenas 3,3% em setembro de 2025. O cenário contrasta com o de concorrentes como Volkswagen e Stellantis, que mantêm a aposta em hatches convencionais — vide o desempenho de vendas do Dacia Sandero, VW Golf e Renault Clio.
Sem um substituto direto no horizonte, a expectativa recai sobre um futuro crossover elétrico. Analistas preveem que a participação da Ford recue ainda mais em 2026, o primeiro ano completo sem um hatch médio em seu catálogo europeu.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|