Toyota retoma gradualmente a produção em Sorocaba e Indaiatuba em novembro, focando nos modelos híbridos Corolla e Corolla Cross
A Toyota anunciou que retornará a produção do Corolla e do Corolla Cross a partir de 3 novembro, após após a tempestade que destruiu a fábrica de motores da marca em Porto Feliz (SP).
O Corolla Cross e o Corolla são produzidos nas fábricas de Indaiatuba (SP) e Sorocaba (SP), mas tiveram a fabricação interrompida em 29 de setembro, por conta da falta de motores.
Segundo a montadora, os trabalhos serão retomados gradualmente, com peças importadas de outras unidades ao redor do mundo. O plano “terá como prioridade a segurança e a qualidade dos produtos”, informou em comunicado.
Nesta primeira fase, a produção será dedicada às versões híbridas do Corolla e do Corolla Cross, destinadas ao mercado interno e à exportação.
VEJA TAMBÉM:
O cronograma de novembro e dezembro prevê recuperar o volume não produzido entre 23 de setembro e 31 de outubro. O ritmo normal de montagem, porém, só será retomado em fevereiro.
Em relação ao inédito Yaris Cross, a marca afirmou que a nova data de lançamento do SUV compacto híbrido será anunciada em breve.
A fábrica de Porto Feliz permanece sem data para retomada, devido à extensão dos danos registrados. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, isso deve ocorrer apenas em 2026.
No momento, os trabalhos concentram-se na avaliação de equipamentos e na transferência temporária de funções para outras localidades.
Os colaboradores de Porto Feliz terão contratos suspensos (lay-off), enquanto as equipes de Sorocaba e Indaiatuba retornam ao trabalho em 21 de outubro, após férias coletivas emergenciais.
A partir de janeiro de 2026, a montadora também voltará a produzir veículos com motores convencionais, incluindo Corolla, Corolla Cross e Yaris Hatch (este último exclusivamente para exportação).
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |