Após crítica de Trump, CEO da Jaguar rebate

Rebranding polêmico da Jaguar provoca reação do presidente dos Estados Unidos e gera uma resposta firme da montadora

Jaguar Logo
Após ataques de Trump, Jaguar defende novo posicionamento de marca e design (Foto: Jaguar | Divulgação)
Por Júlia Haddad
Publicado em 13/08/2025 às 11h00

No início de agosto, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teceu alguns comentários negativos e críticas em cima da Jaguar, devido às suas recentes mudanças de marca e gestão e da publicidade da marca inglesa.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Porém, os comentários de Trump não ficaram sem resposta. Alguns dias após o presidente americano ter detonado a Jaguar em suas redes, o novo CEO da empresa, P.B. Balaji, ex-diretor financeiro da Tata, empresa controladora da JLR, rebateu as críticas.

VEJA TAMBÉM:

Trump apontou que a recente campanha de marketing da Jaguar é um exemplo de péssima publicidade, por ser considerada “Woke” demais,  e afirmou que a empresa estava em “absoluta crise”. Segundo ele, por esse motivo o ex-CEO Adrian Mardell havia renunciado ao cargo em desgraça, mesmo após quase quatro décadas na companhia.

O novo CEO da empresa afirma que o público alvo adora o novo conceito elétrico Type 00 e que Trump estava enganado sobre o futuro da Jaguar. Balaji também rebateu a afirmação de Trump de que estava em crise, dizendo que o desempenho atual da JLR deveria ser considerado no contexto das dificuldades enfrentadas no setor.

Novo conceito Jaguar vazado dois carros um rosa e outro azul em imagem digital vistos na diagonal
Jaguar aposta em uma nova linguagem visual para “resetar” a marca do felino

A montadora sofreu muitas críticas durante o seu rebranding, já que a campanha inicial não apresentou um único carro, mas tinha como objetivo preparar para o que estava por vir. O diretor administrativo da Jaguar, Rawdon Glover, comentou que não procuravam transformar a Jaguar em uma marca woke, ou que são uma marca “sobre diversidade”.

A nova era da Jaguar apresenta conceitos criativos modernos e ousados, que seguiram para o design dos automóveis, e que essa mudança vinha com a espera de afastar alguns clientes mais velhos e conservadores. O fato de o comentário de Trump ter revelado que não era um fã não surpreendeu a montadora.

O que é “woke”?

O termo woke vem da verbo wake (acordar) e é adotado para movimentos de conscientização política a respeito de desigualdades sociais, envolvendo questões raciais, de gênero e demais pautas em defesa de grupos descriminados nos Estados Unidos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário