Lançamento do Yaris Cross é adiado após destruição de fábrica em SP

A fábrica de motores da marca japonesa sofreu danos severos, que criou um gargalo em toda a produção da linha nacional

toyota yaris cross prata frente parado indonesia
O 1.5 aspirado das versões de entrada é feito lá (Foto: Toyota | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 23/09/2025 às 21h00

A Toyota sofre um revés significativo no Brasil com o adiamento do lançamento do Yaris Cross, seu SUV compacto. A decisão foi tomada após uma forte tempestade causar danos severos à fábrica de motores da empresa em Porto Feliz, São Paulo.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

O Yaris Cross estava previsto para estrear em outubro, posicionando-se como o novo SUV de entrada da Toyota no país, com o objetivo de competir com modelos como Volkswagen T-Cross e Hyundai Creta. No entanto, uma tempestade ocorrida na segunda-feira, 22 de setembro, atingiu a unidade de Porto Feliz, resultando em danos à maior parte do telhado, estruturas metálicas retorcidas e o tombamento de um veículo no pátio da fábrica.

Embora a montagem do Yaris Cross ocorra em Sorocaba, os motores são produzidos na planta de Porto Feliz, agora comprometida, criando um gargalo inevitável na produção.

Impacto na Produção e Investimentos da Toyota

fábrica de motores da Toyota é atingida por temporal
A chuva junto da ventania destruíram as estruturas metálicas da unidade (Foto: Redes sociais | Reprodução)

A Toyota confirmou oficialmente o atraso, priorizando a segurança de seus funcionários. Dez pessoas sofreram ferimentos leves durante o evento climático. A fábrica de Porto Feliz, inaugurada em 2016, é estratégica por ser a primeira unidade de produção de motores da Toyota na América Latina e reconhecida como uma das mais modernas da empresa.

Este incidente ocorre após o anúncio de um investimento de R$11 bilhões no Brasil para 2024, visando, em parte, a localização da produção de motores híbridos: o plano previa nacionalizar os conjuntos híbridos flex usados na linha nacional, incluindo o novo com motor 1.5 que estreará com o Yaris Cross.

Atualmente a Toyota produz apenas o 1.5 aspirado da família Yaris e o 2.0 Dynamic Force da linha Corolla. O conjunto híbrido flex 1.8 dos modelos médios vem do Japão e faz parte dos planos de nacionalização.

É o terceiro atraso no lançamento do Yaris Cross

O plano inicial da Toyota era de lançar o Yaris Cross em março de 2025. Segundo a revista Auto Esporte, essa data foi adiada para julho devido as obras na fábrica de Sorocaba, que está sendo expandida para produzir o SUV, receber a produção do Corolla sedã e de uma picape inédita.

A data mudou novamente para outubro, com o evento para a imprensa programado para o final do mês. Com essa tragédia, a estreia do Yaris Cross está adiada sem uma data prevista.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Santiago 24 de setembro de 2025

Vixxxi!!!

Avatar
Deixe um comentário