A fábrica de motores da marca japonesa sofreu danos severos, que criou um gargalo em toda a produção da linha nacional
A Toyota sofre um revés significativo no Brasil com o adiamento do lançamento do Yaris Cross, seu SUV compacto. A decisão foi tomada após uma forte tempestade causar danos severos à fábrica de motores da empresa em Porto Feliz, São Paulo.
VEJA TAMBÉM:
O Yaris Cross estava previsto para estrear em outubro, posicionando-se como o novo SUV de entrada da Toyota no país, com o objetivo de competir com modelos como Volkswagen T-Cross e Hyundai Creta. No entanto, uma tempestade ocorrida na segunda-feira, 22 de setembro, atingiu a unidade de Porto Feliz, resultando em danos à maior parte do telhado, estruturas metálicas retorcidas e o tombamento de um veículo no pátio da fábrica.
Embora a montagem do Yaris Cross ocorra em Sorocaba, os motores são produzidos na planta de Porto Feliz, agora comprometida, criando um gargalo inevitável na produção.
A Toyota confirmou oficialmente o atraso, priorizando a segurança de seus funcionários. Dez pessoas sofreram ferimentos leves durante o evento climático. A fábrica de Porto Feliz, inaugurada em 2016, é estratégica por ser a primeira unidade de produção de motores da Toyota na América Latina e reconhecida como uma das mais modernas da empresa.
Este incidente ocorre após o anúncio de um investimento de R$11 bilhões no Brasil para 2024, visando, em parte, a localização da produção de motores híbridos: o plano previa nacionalizar os conjuntos híbridos flex usados na linha nacional, incluindo o novo com motor 1.5 que estreará com o Yaris Cross.
Atualmente a Toyota produz apenas o 1.5 aspirado da família Yaris e o 2.0 Dynamic Force da linha Corolla. O conjunto híbrido flex 1.8 dos modelos médios vem do Japão e faz parte dos planos de nacionalização.
O plano inicial da Toyota era de lançar o Yaris Cross em março de 2025. Segundo a revista Auto Esporte, essa data foi adiada para julho devido as obras na fábrica de Sorocaba, que está sendo expandida para produzir o SUV, receber a produção do Corolla sedã e de uma picape inédita.
A data mudou novamente para outubro, com o evento para a imprensa programado para o final do mês. Com essa tragédia, a estreia do Yaris Cross está adiada sem uma data prevista.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
Vixxxi!!!