Audi e ONG levam energia solar a famílias da Amazônia

A Audi e ONG Litro de Luz levam iluminação para mais de 500 pessoas na Amazônia com postes solares e tecnologia acessível

Audi e Litro de Luz Prancheta 1 Prancheta 1
Projeto social da Audi transforma a realidade de famílias sem acesso à eletricidade (Fotomontagem: Tom Schuenk)
Por Tom Schuenk
Publicado em 06/08/2025 às 10h00

A Audi Brasil, juntamente com a ONG Litro de Luz e a Audi Environmental Foundation (braço filantrópico da AUDI AG), firmou uma parceria para levar iluminação sustentável a comunidades sem acesso à eletricidade. O projeto tem como objetivo gerar um bom impacto socioambiental, promovendo energia limpa e melhorando a qualidade de vida de povos em áreas isoladas.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

A iniciativa, que acontece há quatro anos, vem beneficiando populações remotas do Brasil, especialmente na Amazônia.

VEJA TAMBÉM:

Ação realizada no ano de 2025

Entre os dias 26 e 30 de junho deste ano, a ação contemplou as comunidades de Santa Izabel, São Francisco de Aruaú e Nova Esperança do Apuaú, todas localizadas às margens do Rio Negro e de seus afluentes, na Amazônia.

Foram entregues 199 soluções de energia limpa, entre elas, lampiões e postes alimentados por energia solar, para cerca de 177 famílias da região. A ação teve um impacto positivo direto em mais de 500 moradores, oferecendo mais segurança, conforto e autonomia energética.

Além disso, a ação ocorre em um ano simbólico, marcado pela COP 30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas, que acontecerá em Belém (PA). Projetos assim contribuem para dar visibilidade aos desafios da região amazônica, onde comunidades ribeirinhas enfrentam isolamento e falta de infraestrutura básica.

A energia solar utilizada é renovável e não poluente, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e geradores a diesel, comuns nessas localidades.

Uma parceria que gera mudanças

Relatórios apontam que, entre 2022 e 2025, a Audi do Brasil e a Audi Environmental Foundation beneficiaram diretamente mais de 2.300 pessoas com a ação conjunta. As instituições investiram mais de R$ 1 milhão no projeto, cobrindo custos de logística, organização, compra de equipamentos e instalação.

O modelo de entrega envolve tecnologia acessível, de fácil manutenção e adaptada à realidade das comunidades ribeirinhas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário