Autoescola do Reino Unido é tão difícil que candidatos recorrem a ‘dublês’ e outras trapaças para obter carteira

Uso de dublês e fones Bluetooth para burlar testes teóricos e práticos cresceu 47% em um ano, aponta agência oficial

sheila c q EAaVAzvTA unsplash
Obter uma carteira de motorista no Reino Unido se tornou um desafio desproporcional (Foto: Sheila C. | Unsplash)
Por Eduardo Passos
Publicado em 26/01/2026 às 06h00

A crise na emissão de licenças para dirigir no Reino Unido gerou um efeito colateral perigoso: uma explosão no número de fraudes em exames teóricos e práticos. Diante de provas complicadas e uma fila de espera que chega a cinco meses para conseguir um agendamento, candidatos têm recorrido a métodos ilegais, que vão desde o uso de tecnologia de espionagem até a contratação de “dublês” para realizar as provas.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Dados da DVSA (agência britânica de padrões para motoristas e veículos) revelam que quase 2.900 tentativas de fraude foram registradas na Inglaterra, Escócia e País de Gales no ano encerrado em setembro de 2025. O número representa um salto de 47% em relação aos 12 meses anteriores.

VEJA TAMBÉM:

Indústria da trapaça

O método mais comum, identificado em mais de 1.100 casos, envolve o uso de fones de ouvido Bluetooth conectados a celulares escondidos, permitindo que terceiros ditem as respostas durante o exame teórico. No entanto, o mercado ilegal evoluiu para a substituição física do candidato.

Houve mais de 1.000 tentativas de falsidade ideológica em provas teóricas e quase 650 em testes práticos de direção. Os fraudadores profissionais cobram caro pelo serviço: um “dublê” pode receber até £ 2.000 (aproximadamente R$ 15,6 mil) por aprovação. Em um caso emblemático, um homem foi condenado a oito meses de prisão após admitir ter realizado exames no lugar de outros candidatos por 12 vezes.

Risco nas estradas

A raiz do problema é o gargalo no sistema, agravado desde a pandemia e pela ação de bots que reservam horários em massa para revenda. O governo britânico admite que o acúmulo de testes pode não ser zerado antes do final de 2027.

Para especialistas em segurança viária, a tendência é alarmante. A aprovação de motoristas não qualificados por meios fraudulentos aumenta diretamente o risco de acidentes graves, além de impactar os custos de seguros e a segurança jurídica no trânsito.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário