Auxílio taxista começa a ser pago em agosto: veja quem tem direito a recebê-lo

Taxista que teve os dados enviados pela prefeitura até o dia 2 de agosto já receberão o auxílio no próximo dia 16; Nova 'inscrição' começa no dia 5

auxílio taxista isenção imposto renda
Primeira parcela do auxílio será paga no dia 16 de agosto (Foto: Shutterstock)
Por Bernardo Castro
Publicado em 04/08/2022 às 14h24
Atualizado em 04/08/2022 às 16h15

O primeiro lote do Auxílio taxista poderá ser pago a até 301 mil motoristas cadastrados no Ministério do Trabalho e Previdência (MTB). Assim como o auxílio caminhoneiro, o Benefício Emergencial aos Motoristas de Táxis – ou BEm táxista – será pago aos profissionais como uma forma de compensar os efeitos do aumento do preço dos combustíveis.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

De acordo com o MTP, 3.119 municípios informaram a documentação dos taxistas. Agora, os nomes estão esperando a análise da empresa de tecnologia do Governo Federal Dataprev para terem direito ao auxílio mensal de R$ 1 mil e que será pago em 6 parecelas até dezembro.

Aos taxistas das cidades que já enviaram o pedido e estão elegíveis nessa primeira etapa, receberão as parcelas referentes ao mês de julho e agosto no próximo dia 16. Confira quais municípios já enviaram os dados.

Se a sua cidade ainda não enviou a documentação, não se preocupe. A partir de sexta-feira (5) as prefeituras terão uma segunda oportunidade de cadastrar os seus taxistas para receber o auxílio. Os motoristas considerados aptos a receberem o benefício nessa segunda etapa estarão com o dinheiro em conta referentes ao mês de julho e agosto no próximo dia 30.

A data limite para o envio dos cadastros é 11 de setembro.

Quem tem direito ao auxílio taxista

Segundo o Ministério do Trabalho e previdência, serão contemplados com o auxílio taxista o profissional com CNH válida e alvará para prestação do serviço cadastrado nas prefeituras em vigor até dia 31 de maio de 2022.

Os cadastros devem ser enviados pelas prefeituras seguindo o calendário estipulado pelo Governo Federal. À aquelas que não realizaram o envio até o dia 31 de julho terão uma nova oportunidade entre os dias 5 e 15 de agosto. A data limite é 11 de setembro.

Entre cada uma dessas etapas o sistema ficará fechado para que seja feito o envio das informações para o Dataprev.

Vale lembrar que o taxista não precisa fazer nada durante esse processo. De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência a prestação das informações é de responsabilidade das prefeituras.

Motoristas que não são donos do alvará também serão contemplados

Aos condutores que trabalham como taxista mas não são proprietários do alvará que autoriza a atividade. O auxílio é destinado a taxistas que:

  • Tenham registro para exercer a profissão, emitido pelo órgão competente da localidade da prestação de serviço até 31 de maio de 2022;
  • Sejam taxistas titulares de concessão, permissão, licença ou autorização emitida pelo poder público municipal ou distrital em regular e efetivo exercício da atividade profissional;
  • Sejam motoristas de táxi com autorização emitida pelo poder público municipal ou distrital, em regular e efetivo exercício da atividade, e vinculado ao cadastro do item anterior.

Quem não receberá o auxílio taxista

O condutor que estiver com o CPF irregular está fora da lista dos contemplados com o benefício. Também estarão exclusos aqueles que estão com CPF suspenso, cancelados, nulos ou que estejam vinculados a alguém que já morreu.

Quem está aposentado por invalidez, ou recebe pensão por morte também estará vetado dessa lista.

Se a pessoa for taxista, mas também tem registro como caminhoneiro no sistema de Transportadores Autônomos de Cargas não terá acesso a esse auxílio. No entanto, será contemplado com o auxílio caminhoneiro, que é o mesmo valor e começa a ser pago no dia 9 de agosto.

Calendário de pagamento

As duas primeiras parcelas – referentes a julho e agosto – serão pagas juntas no próximo dia 16 aos motoristas das prefeituras que já enviaram os dados durante o primeiro prazo de inscrição. Para as que perderam o time, o dinheiro será creditado no dia 30 de agosto.

Vale lembrar que essa será a única oportunidade que o beneficiário terá um deposito de R$ 2 mil por causa do benefício.

Veja o calendário abaixo:

Parcela Cadastro Data Pagamento
1ª e 2ª Até 2 de Agosto 16 Agosto
1ª e 2ª A partir de 5 de Agosto 30 Agosto
Demais parcelas Setembro a Dezembro (dia ainda não especificado)

Como será feito o pagamento

O auxílio taxista será depositado na poupança social digital, através do Caixa Tem, automaticamente. O motorista não precisa fazer um cadastro ou enviar dados de conta para o depósito.

Os recursos que não forem movimentados em um prazo de 90 dias, retornarão para a União.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Zilma 6 de janeiro de 2023

No caso, o taxista faleceu, porém as parcelas estão na carteira digital e está com uma notificação de OBTO. A dúvida é: A ESPOSA CONSEGUE RECEBER O BENEFICIO?

Avatar
Deixe um comentário