Uno dos céus? Avião da Fiat é restaurado e volta a voar

A força aérea italiana está completando 100 anos e esse caça é um dos aviões históricos que irão participar das comemorações

fiat g 29 avicao cala azul voando
O caça não voava desde 1995 (Foto: YouTube | Reprodução)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 15/06/2023 às 17h02

No Brasil a Fiat é conhecida por seus carros compactos, mas essa empresa atuou em diversos ramos na Itália. De 1908 a 1969 existiu a Fiat Aviazione, que produziu motores aeronáuticos e vários tipos de aviões — incluindo caças com motor a jato.

O G.91 foi um dos últimos projetos da Fiat Aviazione, começou a ser operado em 1958 e só foi aposentado em 1995. Uma unidade desse caça estava sendo restaurado desde 2021 como parte das comemorações do centenário da Aeronautica Militare, a Força Aérea Italiana.

VEJA TAMBÉM:

Nessa quarta (14), o Fiat G.91 restaurado realizou seu primeiro voo desde que foi desativado em 1995. Tudo correu bem nesse voo de teste, ao que tudo indica. O caça irá voando para Roma junto de outros modelos históricos para as celebrações.

  • É protocolo da aviação realizar o primeiro voo de uma aeronave com o trem de pouso abaixado. Como esse Fiat G.91 foi restaurado, o voo foi realizado dessa forma.
  • Assim como os dragsters, esse avião italiano utiliza paraquedas para ajudar na hora de parar.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário