Barco a hidrogênio da GWM chega a Belém para a COP30

A embarcação é fruto de parceria entre GWM, Grupo Náutica, JAQ e Itaipu Parquetec e marca avanço no uso do hidrogênio como fonte de energia limpa

WhatsApp Image 2025 11 10 at 10 32 03
O Explorer H1 utiliza células a combustível de hidrogênio para gerar eletricidade e operar com zero emissão de carbono (Foto: GWM | Divulgação)
Por Júlia Haddad
sob supervisão de Eduardo Passos
Publicado em 12/11/2025 às 08h00

A GWM aproveitou a COP30 e levou, até Belém (PA), o primeiro barco da América Latina movido a hidrogênio. O Explorer H1, como é chamado, chegou ao Cais do Porto da capital paraense no último domingo (9), a fim de participar de exibições diversas.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

O projeto — desenvolvido em parceria com o Grupo Náutica, JAQ, Itaipu Parquetec e FTXT — foi projetado para oferecer uma experiência totalmente imersiva. Isso porque todos os sistemas, iluminação, climatização, cozinha e entretenimento, funcionam por energia gerada a partir do hidrogênio, garantindo zero emissões de carbono.

WhatsApp Image 2025 11 10 at 10 28 32

VEJA TAMBÉM:

Segundo Davi Lopes, líder da GWM Hydrogen-FTXT Brasil, o projeto pode ser um divisor de águas na redução das emissões de carbono na navegação e na geração de energia em áreas remota.

“O Brasil tem uma das matrizes mais renováveis do planeta e um enorme potencial para produzir hidrogênio a partir de fontes sustentáveis, como solar, eólica e biomassa”, afirmou.

WhatsApp Image 2025 11 10 at 10 13 53

Primeiro passo do hidrogênio

O barco é a primeira etapa de um plano que prevê, para o início de 2026, a adição de propulsão híbrida a hidrogênio ao barco. Isso porque, no momento, ela ainda vem de baterias por questões de adaptação técnica.

Em 2027, deve ser lançado o Explorer H2, com produção própria de H₂ a bordo, tornando o sistema totalmente autossuficiente. A tecnologia empregada utiliza células a combustível, que produzem eletricidade por meio de uma reação eletroquímica, gerando apenas água como subproduto.

WhatsApp Image 2025 11 10 at 10 13 53 1

O Explorer H1 está ancorado em frente ao Lounge JAQ Hidrogênio, espaço de 540 m² criado para integrar inovação, sustentabilidade e tecnologia na conferência.

Com a presença de representantes de mais de 190 países e cerca de 50 mil participantes, a COP30 acontece entre 10 e 21 de novembro, em Belém, e é considerada um dos eventos mais importantes da década para discutir os desafios e compromissos da transição energética e da redução das emissões de carbono.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário