CATL inicia produção de bateria que fornece até 1000 km de autonomia

CATL já iniciou a produção da bateria Qili, que tem autonomia diferenciada e, em breve, pode equipar carros elétricos de diferentes marcas

la bateria qilin di catl
Elas serão equipadas em vans que chegam para os clientes no fim de 2023 (Foto: CATL | Reprodução)
Por Bernardo Castro
Publicado em 24/03/2023 às 10h17

A CATL iniciou a produção de sua bateria Qili, um componente com alta densidade energética e que promete entregar até 1.000 km de autonomia. As primeiras unidades dessa bateria serão instaladas na Zeekr 009, minivan premium da marca premium da Geely, e que deve ser entregue aos clientes ao fim de 2023.

Segundo a CATL a Qilin tem uma densidade de 255 Wh/kg. Essa performance é entregue graças à arquitetura detalhada que garante uma porcentagem de material ativo de 72% em relação ao volume. O que é um recorde nesse segmento. Na tentativa de compartilhar componentes entre diferentes elementos dentro da bateria, os engenheiros conseguiram aumentar sua capacidade energética em 6%.

VEJA TAMBÉM:

Outro ponto alto do componente é seu tempo de recarga. A empresa afirma que – quando utilizando a versão mais cara, de íon-lítio – o tempo de recarga de 10% a 80% é de apenas 10 minutos.

Apesar de fazer sua estreia na van da Zeekr, o uso dessa nova bateria não vai se limitar à marca da Geely. De acordo com a fabricante, já existem alguns acordos em andamento para fornecer as baterias Qilin para a Li Auto, startup da China voltada para a produção de carros elétricos.

Além disso, fabricantes como Honda e Mercedes já anunciaram parcerias com a CATL. Portanto, é possível que futuramente carros dessas marcas sejam equipados com esse tipo de bateria.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário