CATL inicia produção de bateria que fornece até 1000 km de autonomia
CATL já iniciou a produção da bateria Qili, que tem autonomia diferenciada e, em breve, pode equipar carros elétricos de diferentes marcas
CATL já iniciou a produção da bateria Qili, que tem autonomia diferenciada e, em breve, pode equipar carros elétricos de diferentes marcas
A CATL iniciou a produção de sua bateria Qili, um componente com alta densidade energética e que promete entregar até 1.000 km de autonomia. As primeiras unidades dessa bateria serão instaladas na Zeekr 009, minivan premium da marca premium da Geely, e que deve ser entregue aos clientes ao fim de 2023.
Segundo a CATL a Qilin tem uma densidade de 255 Wh/kg. Essa performance é entregue graças à arquitetura detalhada que garante uma porcentagem de material ativo de 72% em relação ao volume. O que é um recorde nesse segmento. Na tentativa de compartilhar componentes entre diferentes elementos dentro da bateria, os engenheiros conseguiram aumentar sua capacidade energética em 6%.
VEJA TAMBÉM:
Outro ponto alto do componente é seu tempo de recarga. A empresa afirma que – quando utilizando a versão mais cara, de íon-lítio – o tempo de recarga de 10% a 80% é de apenas 10 minutos.
Apesar de fazer sua estreia na van da Zeekr, o uso dessa nova bateria não vai se limitar à marca da Geely. De acordo com a fabricante, já existem alguns acordos em andamento para fornecer as baterias Qilin para a Li Auto, startup da China voltada para a produção de carros elétricos.
Além disso, fabricantes como Honda e Mercedes já anunciaram parcerias com a CATL. Portanto, é possível que futuramente carros dessas marcas sejam equipados com esse tipo de bateria.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |