Bateria do Geely EX5, que vem para o Brasil, resiste a ataque de tanque

Peça do SUV que vem para o Brasil na parceria da Geely com a Renault foi colocada à prova em demonstração de segurança de baterias

bateria Geely EX5 sobrevive ataque de tanque (1)
Bateria super resistente equipa o Geely EX5, SUV elétrico chinês que será lançado em julho (Foto: Geely | Divulgação)
Por Julia Vargas
Publicado em 31/05/2025 às 15h00

Entre as maiores inquietações de quem cogita comprar um carro elétrico, está a preocupação com a degradação das baterias e sua resistência em caso de acidentes ou condições extremas. Por isso, uma marca chinesa que acabou de chegar ao Brasil decidiu provar que com o seu novo Geely EX5 isso não deve ser motivo de dúvida.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Acontece que ela levou o desafio a sério, até demais, e sujeitou a bateria do veículo a um ataque de tanque de guerra, mais especificamente, um atropelamento. Em uma demonstração da tecnologia de segurança dessas peças, o item concluiu um teste de compressão extrema, no qual sua Aegis Gold Brick suportou o peso esmagador de um tanque médio ZTZ-59D de 36 toneladas.

VEJA TAMBÉM:

O teste simulou um cenário em que a bateria de um veículo sofre impacto externo e compressão extrema. O tanque passou repetidamente por cima da bateria com suas esteiras, esmagando células individuais e um grupo de dez células.

Apesar dessa pressão extrema, a bateria manteve sua integridade estrutural sem abaulamento, vazamento, incêndio ou explosão. Uma inspeção profissional confirmou que a bateria suportou forças de compressão que excederam os novos requisitos da norma nacional.

A pressão aplicada durante o teste foi aproximadamente 1,8 vez maior do que a exigida pelos novos padrões nacionais de segurança de baterias da China. A parte do EX5 foi aprovada sem sinais de incêndio, explosão ou fuga térmica observados na peça ou em células individuais.

O modelo teve que passar por esse teste, pois na China uma legislação que exige novos requisitos de segurança para baterias de veículos elétricos entrará em vigor a partir de julho de 2026. Além da prova de compressão, a bateria Aegis Gold Brick foi exposta a 36 cenários extremos, com 23 testes excedendo os requisitos nacionais.

Essa bateria super resistente equipa o Geely EX5 que em breve chega ao Brasil

Em abril, a Geely revelou seu primeiro carro em parceria com a Renault que virá para o mercado brasileiro. Trata-se do EX5 100% elétrico.

O modelo é um SUV médio com 4,61 metros de comprimento, 2,75 m de entre-eixos, largura de 1,90 e altura de 1,67 m. O interior aposta em materiais premium e destaca uma tela multimídia de 15,4 polegadas.

Ainda não foram reveladas muitas informações, mas o motor elétrico tem motor de 218 cv e 32,6 kgfm de torque. A bateria será de 60 kWh. Autonomia e tempo de recarga não foram divulgados.

A cabine do EX5 possui aspecto moderno e segue a tendência minimalista dos carros chineses. Ele possui mais de 200 comandos de voz para usar as funções do veículo sem se distrair.

O lançamento oficial do Geely EX5 será em julho, com pré-venda iniciada anteriormente, mas sem data ainda divulgada. Serão 105 concessionárias próprias, mas, inicialmente, serão 23 pontos em 19 cidades.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário