Baterias de estado sólido para carros elétricos podem ser regeneradas
Pesquisas da Universidade de Stanford descobriu que um dos principais problemas deste tipo de bateria pode ser remediado fazendo absolutamente nada
Pesquisas da Universidade de Stanford descobriu que um dos principais problemas deste tipo de bateria pode ser remediado fazendo absolutamente nada
As baterias de estado sólido são a aposta de algumas montadoras para o futuro dos carros elétricos. Elas possuem boa densidade energética, são mais leve, carregam mais rápido, são mais seguras e possuem maior longevidade que as de íons de lítio.
Mas nem tudo são flores, as baterias de estado sólido para carros elétricos possuem duas grandes desvantagens: necessitam de mais lítio em sua composição e sofre grande degradação na capacidade após alguns ciclos de carga.
VEJA TAMBÉM:
A quantidade de lítio no planeta é difícil de resolver, mas a Universidade de Stanford fez uma descoberta que pode reduzir o problema da degradação. A solução é tão simples que chega a parecer piada, apenas deixe a bateria descansar.
Segundo o portal The Drive, os íons de lítio presentes na bateria de estado sólido passam do ânodo de metal para o cátodo. Alguns desses íons são absorvidos pela interfase de eletrólitos sólidos (SEI), que funciona como uma esponja.
Até então, os especialistas acreditavam que esses íons presos eram “mortos” e não podiam ser recuperados. Porém, foi descoberto que se as baterias de estado sólido ficarem completamente descarregadas e sem corrente passando por elas, ocorre um processo de regeneração e a matriz da SEI começa a se dissolver.
Em apenas uma hora nesse estado ela já volta ao seu estado original e recupera a capacidade de armazenamento. Quando é feita a recarga, os íons de lítio que foram absorvidos se reconectam ao ânodo por não ter mais a massa sólida no caminho.
A solução de deixar as baterias de estado sólido completamente descarregada parece pouco prática no uso cotidiano. Mas como os carros elétricos possuem um pacote de baterias, com várias células, o sistema de gerenciamento pode colocar cada uma para “descansar” alternadamente.
As pesquisas não pararam por aí, a Universidade seguirá nos estudos para tornar esse tipo de bateria viável. O processo de “descanso” dará maior vida útil aos carros elétricos e, com isso, reduzir os impactos da mineração por mais matéria prima.
Segundo um estudante que trabalha no projeto, as baterias de estado sólido permitem o dobro da autonomia de uma bateria de íons de lítio com o mesmo tamanho.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |