Bisneto de Henry Ford vende carro que foi o maior fracasso da marca

Perua da marca Edsel é preservada por herdeiro, mas representa um dos maiores fiascos da indústria automobilística

edsel bermuda wagon 1958 do bisneto de henry ford
Linha Edsel resultou em prejuízos milionários para a Ford (foto: Barrett-Jackson | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 02/03/2021 às 09h03

Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre Edsel Ford II. Ele é bisneto de ninguém menos que Henry Ford e detém boa parte das ações da empresa criada pelo antepassado. Pois o herdeiro do industrial estadunidense colocou à venda dois veículos e, curiosamente, um deles é considerado o maior fracasso comercial da empresa em todos os tempos: um Edsel.

A Edsel foi uma divisão criada na década de 50. O nome era uma homenagem a Edsel Bryant Ford, filho de Henry, morto precocemente em 1943, quando tinha apenas 49 anos. A empresa deveria atuar em um segmento intermediário, com uma gama posicionada entre a da Ford e a da Lincoln, marca mais luxuosa do grupo.

VEJA TAMBÉM:

Porém, a nova marca sofreu grande rejeição no mercado. Entre os motivos do insucesso, está o design: os veículos tinham uma enorme tomada de ar vertical na dianteira, que logo virou motivo de piada. Os críticos comparavam a abertura a uma coleira de cavalo e até a uma… vagina! O fiasco foi tão grande que a Edsel acabou durando menos de três anos, entre 1957 e 1960, gerando grande prejuízo à Ford.

“O Edsel do Edsel” Ford

Contudo, apesar do histórico nada positivo, o caso é que Edsel Ford II mantém um carro da marca: uma Bermuda Wagon de 1958. O veículo está em prefeito estado de conservação e ostenta algumas personalizações feitas pela Roush Performance. A preparadora modernizou o motor V8 original, substituiu a transmissão e modificou suspensão e freios.

O toque final foi a instalação de cintos de segurança, que originalmente não equipavam o modelo. A Bermuda Wagon vai a leilão neste mês, pelas mãos da Barrett-Jackson, e não tem preço de reserva. O veículo já é chamado de “o Edsel do Edsel”: afinal, o atual proprietário, não por acaso, recebeu o mesmo nome do avô.

O outro veículo de Edsel Ford II que irá a leilão também é uma perua: porém, nesse caso, trata-se de uma Woody Wagon 1947. Sim, é uma daquelas charmosas utilitárias com portas e outras partes da carroceria feitas em madeira. O modelo também exibe personalizações, com direito à instalação de um motor 302 V8, transmissão automática e direção hidráulica, entre outros itens.

ford woody wagon 1947
Antigas peruas com laterais de madeira são veículos bastante desejados
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
39 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Cláudio Fialho 10 de março de 2021

O carro é o Ford a bebida é a cachaça e a mulher a fogoior.

Avatar
JOAO ANGELO SIQUEIRA SILVA 10 de março de 2021

Qualquer carro serve. Menos a marca Volkswagen. Tomei uma antipatia por essa marca que não quero nem de graça. Viva a Toyota Corolla

Avatar
Vanderlei 9 de março de 2021

Já possui um Corcel ll e um Del Rey Ghia Branco, como eu gostaria se tivesse ainda com eles hoje.

Avatar
Paulo Henrique 10 de março de 2021

De acordo completamente de sua opinião com respeito ao Corcel II. Tive um exemplar LDO 1981 por muitos anos. Minha percepção é exatamente oposta à sua.

Avatar
Paulo Henrique 10 de março de 2021

Minhas palavras iniciais saíram errado! Eu quis dizer DESCORDO e não de acordo

Avatar
Paulo Henrique 10 de março de 2021

As palavras no início de meu comentário saíram erradas. Eu quis dizer DESCORDO e não de De acordo

Avatar
OMAR HAUQUE 9 de março de 2021

Aí mandarem fazer no Brasil.
Sinca

Avatar
Jorge Bronze 8 de março de 2021

Faltou citar o corcel II, que também foi uma porcaria, pois tinha uma carroceria grande e um motor pequeno e fraco.

Avatar
André Freitas Mendes 9 de março de 2021

Tive 2 desses na década de 90, ambos 1.6 e não tenho o que reclamar, baixíssima manutenção e força / velocidade adequados.

Avatar
Junior 9 de março de 2021

Parece que você não sabe nada de carro, nao sabe a bobagem que está dizendo!

Avatar
Jorge 9 de março de 2021

Sei sim cara, pois eu tive um Corcel antigo, e esse sim era ótimo, os outros eram fracos, teve também o Del Rey que era outro carro fraco, tanto que não ficaram muito tempo no mercado, incluindo aí Belina II que só melhorou depois que instalaram o nela o motor do Santana. No órgão público em que eu trabalhava tinha uma já montada pela Autolatina, e as peças eu só conseguia comprar na rede Volks. E para seu conhecimento eu tive oficina de mecânica, funilaria e pintura, e os certificados do SENAI me foram muito úteis.

Avatar
ROGER SAFRA 10 de março de 2021

Porcaria é VOCÊ, Zé ruela.

Avatar
Zé Migué 21 de julho de 2021

Zé Ruela é você seu Zé Ruela…..Fique quieto obedeça!!!!!!!!!!!! kkkkkk

Avatar
Irineu 30 de março de 2021

Eu discordo de você, pois talvez você tenha tido os primeiros Corcel ll de 1978 que realmente tinha um motor muito fraco para o carro 1.4 , mas a partir de 83 com o motor 1.6 CHT o carro ficou bem ágil e muito econômico na versão à alcool.
Cheguei a colar o ponteiro do velocímetro em 160 km na Castelo Branco quando possuía um modelo 85. A carroceria no lançamento foi um sucesso em 1978 co suas enormes lanternas envolventes. Mas cada um tem sua opinião.

Avatar
Marcelo 8 de março de 2021

Os carros tinham personalidade…atualmente são bonitinhos e só isso…são a mesma coisa…ah!…em tempo…a gente antes tinha condição de arrumar algum problema…hoje…

Avatar
Evandro Cerdeira Dos Santos 8 de março de 2021

O grande problema dessa época também foi encarar a concorrência da General Motors, nessa época seus carros derrubavam qualquer concorrência.Simplesmente eram os melhores e muito mais bonitos,preços, manutenção mais em conta, peças de reposição à rodo, etc,etc,etc.

Avatar
Carlo Ventura 7 de março de 2021

Se para nossos tempos é um carro lindo o que esse povo tinha em mente nessa época, queria um fracasso desses.

Avatar
Bruno.de.oliveira.dos.santos 7 de março de 2021

Achei ele lindo

Avatar
Hyrley de Souza 7 de março de 2021

Deveriam publicar uma série sobre os modelos Explorer, da Ford.

Avatar
Domingos 7 de março de 2021

Isto só mostra que os fracassos da ford,vem de muito tempo.

Avatar
D. Matson 7 de março de 2021

Carros bem feiinhos????

Avatar
Gabriel 7 de março de 2021

Assim que vender transfere o dinheiro para a fabrica de camaçari, pagar nossos direitos!

Avatar
Vanderlei 6 de março de 2021

Muito parecido com nosso ainda Chambord da crysler, 30 anos depois, no mercado brasileiro.

Avatar
Iuri becker 6 de março de 2021

Te amo Márcia Menegaz Oliveira Becker

Avatar
Varnislei Aparecido Botelho 6 de março de 2021

Eu também comprei as camisas e até hj não recebi. Passei vários emails e não retornam.

Avatar
José da Silva Ramos 6 de março de 2021

Esses carros, só resta saudades, quem tem algum do tipo não vendem

Avatar
Edson Pazzato 6 de março de 2021

Eu queria muito esse fracasso na minha garagem…sou muito fã de carro antigo.. realmente são os mais incríveis..

Avatar
Paola 6 de março de 2021

Eu tb!!!

Avatar
PEDRO CARLOS DE FARIA PINTO 6 de março de 2021

O filho de Edsel, neto de Henry, quis homenagear o pai que morreu de câncer no estômago quando a Ford estava envolvida só na fabricação de armas pra guerra, contrariando Henry. Se o carro tivesse sido lançado na primeira metade daquela década, não teria fracassado.

Avatar
PEDRO CARLOS DE FARIA PINTO 6 de março de 2021

Da década de 1950

Avatar
Uzzum 5 de março de 2021

A ford, sendo ford desde sempre…

Avatar
Cesar 6 de março de 2021

O carro da Ford edael ao contrário da reportagem não informou que era muito avançado para a época, pois possuía por exemplo troca de marcha no volante,e as pessoas não tinham a noção para uma série de avanços, é claro que a grade dianteira é o alto custo ajudou afundar o mesmo.

Avatar
Guilherme 6 de março de 2021

Tinha uma “tampa de privada” na grade. Isso matou o carro.

Avatar
Maria jose Machado de Oliveira lima 5 de março de 2021

Visual de gosto duvidoso!Escandaloso mesmo

Avatar
Carlos Girardi 4 de março de 2021

Efetuei uma compra de camisas que nunca chegaram no destino. Tentei vários contatos e sempre sem retorno. Não comprem pois, não irão receber.

Avatar
ozias navarro 3 de março de 2021

E a perua Ford Ferrari ninguém tem uma foto dela?.

Avatar
Élcio 2 de março de 2021

Bisavó da simca jangada kkk

Avatar
Jonas santos da costa 6 de março de 2021

Quem me dera de ter um desse na minha garagem.

Avatar
Vanderlei 6 de março de 2021

Acabei de postar. Igual mesmo.

Avatar
Deixe um comentário