Bisneto de Henry Ford vende carro que foi o maior fracasso da marca
Perua da marca Edsel é preservada por herdeiro, mas representa um dos maiores fiascos da indústria automobilística
Perua da marca Edsel é preservada por herdeiro, mas representa um dos maiores fiascos da indústria automobilística
Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre Edsel Ford II. Ele é bisneto de ninguém menos que Henry Ford e detém boa parte das ações da empresa criada pelo antepassado. Pois o herdeiro do industrial estadunidense colocou à venda dois veículos e, curiosamente, um deles é considerado o maior fracasso comercial da empresa em todos os tempos: um Edsel.
A Edsel foi uma divisão criada na década de 50. O nome era uma homenagem a Edsel Bryant Ford, filho de Henry, morto precocemente em 1943, quando tinha apenas 49 anos. A empresa deveria atuar em um segmento intermediário, com uma gama posicionada entre a da Ford e a da Lincoln, marca mais luxuosa do grupo.
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Porém, a nova marca sofreu grande rejeição no mercado. Entre os motivos do insucesso, está o design: os veículos tinham uma enorme tomada de ar vertical na dianteira, que logo virou motivo de piada. Os críticos comparavam a abertura a uma coleira de cavalo e até a uma… vagina! O fiasco foi tão grande que a Edsel acabou durando menos de três anos, entre 1957 e 1960, gerando grande prejuízo à Ford.
Contudo, apesar do histórico nada positivo, o caso é que Edsel Ford II mantém um carro da marca: uma Bermuda Wagon de 1958. O veículo está em prefeito estado de conservação e ostenta algumas personalizações feitas pela Roush Performance. A preparadora modernizou o motor V8 original, substituiu a transmissão e modificou suspensão e freios.
O toque final foi a instalação de cintos de segurança, que originalmente não equipavam o modelo. A Bermuda Wagon vai a leilão neste mês, pelas mãos da Barrett-Jackson, e não tem preço de reserva. O veículo já é chamado de “o Edsel do Edsel”: afinal, o atual proprietário, não por acaso, recebeu o mesmo nome do avô.
O outro veículo de Edsel Ford II que irá a leilão também é uma perua: porém, nesse caso, trata-se de uma Woody Wagon 1947. Sim, é uma daquelas charmosas utilitárias com portas e outras partes da carroceria feitas em madeira. O modelo também exibe personalizações, com direito à instalação de um motor 302 V8, transmissão automática e direção hidráulica, entre outros itens.
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O carro é o Ford a bebida é a cachaça e a mulher a fogoior.
Qualquer carro serve. Menos a marca Volkswagen. Tomei uma antipatia por essa marca que não quero nem de graça. Viva a Toyota Corolla
Já possui um Corcel ll e um Del Rey Ghia Branco, como eu gostaria se tivesse ainda com eles hoje.
De acordo completamente de sua opinião com respeito ao Corcel II. Tive um exemplar LDO 1981 por muitos anos. Minha percepção é exatamente oposta à sua.
Minhas palavras iniciais saíram errado! Eu quis dizer DESCORDO e não de acordo
As palavras no início de meu comentário saíram erradas. Eu quis dizer DESCORDO e não de De acordo
Aí mandarem fazer no Brasil.
Sinca
Faltou citar o corcel II, que também foi uma porcaria, pois tinha uma carroceria grande e um motor pequeno e fraco.
Tive 2 desses na década de 90, ambos 1.6 e não tenho o que reclamar, baixíssima manutenção e força / velocidade adequados.
Parece que você não sabe nada de carro, nao sabe a bobagem que está dizendo!
Sei sim cara, pois eu tive um Corcel antigo, e esse sim era ótimo, os outros eram fracos, teve também o Del Rey que era outro carro fraco, tanto que não ficaram muito tempo no mercado, incluindo aí Belina II que só melhorou depois que instalaram o nela o motor do Santana. No órgão público em que eu trabalhava tinha uma já montada pela Autolatina, e as peças eu só conseguia comprar na rede Volks. E para seu conhecimento eu tive oficina de mecânica, funilaria e pintura, e os certificados do SENAI me foram muito úteis.
Porcaria é VOCÊ, Zé ruela.
Zé Ruela é você seu Zé Ruela…..Fique quieto obedeça!!!!!!!!!!!! kkkkkk
Eu discordo de você, pois talvez você tenha tido os primeiros Corcel ll de 1978 que realmente tinha um motor muito fraco para o carro 1.4 , mas a partir de 83 com o motor 1.6 CHT o carro ficou bem ágil e muito econômico na versão à alcool.
Cheguei a colar o ponteiro do velocímetro em 160 km na Castelo Branco quando possuía um modelo 85. A carroceria no lançamento foi um sucesso em 1978 co suas enormes lanternas envolventes. Mas cada um tem sua opinião.
Os carros tinham personalidade…atualmente são bonitinhos e só isso…são a mesma coisa…ah!…em tempo…a gente antes tinha condição de arrumar algum problema…hoje…
O grande problema dessa época também foi encarar a concorrência da General Motors, nessa época seus carros derrubavam qualquer concorrência.Simplesmente eram os melhores e muito mais bonitos,preços, manutenção mais em conta, peças de reposição à rodo, etc,etc,etc.
Se para nossos tempos é um carro lindo o que esse povo tinha em mente nessa época, queria um fracasso desses.
Achei ele lindo
Deveriam publicar uma série sobre os modelos Explorer, da Ford.
Isto só mostra que os fracassos da ford,vem de muito tempo.
Carros bem feiinhos????
Assim que vender transfere o dinheiro para a fabrica de camaçari, pagar nossos direitos!
Muito parecido com nosso ainda Chambord da crysler, 30 anos depois, no mercado brasileiro.
Te amo Márcia Menegaz Oliveira Becker
Eu também comprei as camisas e até hj não recebi. Passei vários emails e não retornam.
Esses carros, só resta saudades, quem tem algum do tipo não vendem
Eu queria muito esse fracasso na minha garagem…sou muito fã de carro antigo.. realmente são os mais incríveis..
Eu tb!!!
O filho de Edsel, neto de Henry, quis homenagear o pai que morreu de câncer no estômago quando a Ford estava envolvida só na fabricação de armas pra guerra, contrariando Henry. Se o carro tivesse sido lançado na primeira metade daquela década, não teria fracassado.
Da década de 1950
A ford, sendo ford desde sempre…
O carro da Ford edael ao contrário da reportagem não informou que era muito avançado para a época, pois possuía por exemplo troca de marcha no volante,e as pessoas não tinham a noção para uma série de avanços, é claro que a grade dianteira é o alto custo ajudou afundar o mesmo.
Tinha uma “tampa de privada” na grade. Isso matou o carro.
Visual de gosto duvidoso!Escandaloso mesmo
Efetuei uma compra de camisas que nunca chegaram no destino. Tentei vários contatos e sempre sem retorno. Não comprem pois, não irão receber.
E a perua Ford Ferrari ninguém tem uma foto dela?.
Bisavó da simca jangada kkk
Quem me dera de ter um desse na minha garagem.
Acabei de postar. Igual mesmo.