BMW acredita que os carros não ficarão mais pesados que já são
Os carros vem ficando cada vez mais pesados, mas para um gerente da BMW a tendência atual é parar com esse aumento graças aos avanços tecnológicos
Os carros vem ficando cada vez mais pesados, mas para um gerente da BMW a tendência atual é parar com esse aumento graças aos avanços tecnológicos
A evolução dos carros traz cada vez mais tecnologia embarcada, mas isso vem com o ônus do peso. A simplicidade dos carros antigos resultavam em um peso baixo, como era o caso do Fiat Mille pesando 810 kg, enquanto o Argo de entrada pesa 1.077 kg. A BMW acredita que esse aumento de peso nos carros deve parar.
O gerente de projetos do fabricante bávaro, Christoph Fagschlunger, revelou em entrevista ao site australiano Car Sales que os carros atuais são os mais pesados que veremos. Isso se dá, principalmente, por restrições de habilitação e também pela baixa eficiência em carros pesados.
VEJA TAMBÉM:
Na Europa, assim como no Brasil, a carteira de habilitação para automóveis possui um limite de peso bruto total (PBT) de 3.500 kg. Hoje o carro mais pesado da marca é o SUV X7, que pesa 2.555 kg vazio e chega a 3.285 kg de PBT. Uma possível próxima geração não pode ganhar mais peso sob o risco de necessitar uma habilitação para veículos pesados.
A BMW culpa o excesso de peso dos carros modernos pela confluência entre o gosto das pessoas por SUV com o aumento da tecnologia embarcada. A hibridização e os carros elétricos também são marcados pelo peso extra, por culpa das baterias de íons de lítio cada vez maiores.
Para Fagschlunger, os ganhos em conforto do futuro não rodarão em torno de adicionar mais massa aos veículos graças a tecnologia. Um exemplo dado foi a redução de ruídos, no lugar de aplicar mais materiais fono-absorventes é possível utilizar o cancelamento ativo de ruídos.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
O peso dos automóveis aumentou, graças a segurança pelo reforço estrutural. Um Mille, se desmancha perigosamente a menos de 60km/h em impactos frontais. A excessão nos populares é o VW Up! que usou aço boro em parte da estrutura e entre os outros artificios demodeladores estruturais para conter impactos e aliviar o peso bruto.