BMW e Toyota tentam salvar carro movido a hidrogênio

Montadoras que trabalham juntas desde 2012 com tecnologia fuel cell tem parceria expandida e vão lançar novos veículos movidos a hidrogênio

bmw ix5 hydrogen 2023 branco frentre traseira lateral movimento interior 3 carro movido a hidrogênio
BMW iX5 deve ser primeiro lançamento em massa com componentes da Toyota (Foto: BMW | Divulgação)
Por Julia Vargas
Publicado em 29/08/2024 às 12h00

A parceria entre Toyota e BMW é de longa data e um dos principais objetivos da união das montadoras é produzir carros movidos a hidrogênio. Por isso, as empresas investem na tecnologia fuel cell e resolveram expandir seus esforços para tentar salvar esse tipo de energia, que enfrenta uma crise nos últimos tempos.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

Enquanto outras marcas estão focadas na produção de carros elétricos e híbridos, BMW e Toyota desenvolvem tecnologias para células de combustível desde 2012. Agora, as fabricantes estão prestes a assinar um novo memorando para expandir sua parceria, ação que deve ser anunciada em evento de mídia da marca alemã que acontece dia 5 de setembro.

VEJA TAMBÉM:

De acordo com o portal Nikkei Asia, nesse acordo, a montadora japonesa deve oferecer componentes de hidrogênio importantes como tanques e sistemas de células de combustível para a BMW. Dessa forma, a alemã utilizará sua própria tecnologia de veículos elétricos e sistema de direção para novos lançamentos.

Em 2023, a BMW produziu uma frota piloto do modelo iX5 movida a hidrogênio, mas não chegou a ser fabricada em massa. Esses carros foram feitos a partir da base de X5s comuns que foram enviados para Centro de Pesquisa e Inovação em Munique. Lá, o assoalho do SUV é substituído por um com dois grandes tanques de hidrogênio. Além disso, uma unidade de acionamento integrada com motor elétrico, transmissão e eletrônica de potência substitui o motor de combustão.

Agora, com o fortalecimento da parceria entre as marcas, o custo de desenvolvimento e fabricação do iX5 será bem menor, permitindo que esses carros movidos a hidrogênio sejam efetivamente lançados. A BMW não pretende parar somente com esse lançamento e planeja acrescentar outros modelos com célula de combustível à sua gama.

Carro movido a hidrogênio já enfrenta problemas no mundo todo

Na corrida em busca de uma alternativa energética para o combustível fóssil, o carro movido a hidrogênio se apresentou inicialmente como uma boa alternativa, mas está perdendo cada vez mais sua popularidade. A principal razão para isso é a falta de infraestrutura de carregamento.

Dessa forma, os proprietários que adquiriram modelos como Toyota Mirai, Honda Clarity ou o Hyundai Nexo estão sofrendo com o esfacelamento da rede de postos e esses veículos estão se tornando verdadeiros pesadelos. Para que isso não aconteça, a parceria entre a Toyota e a BMW deve incluir cooperação no desenvolvimento e na implementação de infraestrutura de fornecimento de hidrogênio aprimorada em toda a Europa.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário