BMW adota três plataformas e mantém fidelidade à combustão

Em meio à transição lenta para a mobilidade elétrica, a BMW lança estratégia que combina plataformas distintas para reforçar o legado da marca

BMW logo
Montadora alemã simplifica linha de produtos e busca equilíbrio entre motores tradicionais e elétricos (Foto: BMW | Divulgação)
Por Júlia Haddad
Estagiária sob supervisão de Felipe Boutros
Publicado em 22/09/2025 às 16h00

A BMW está redesenhando sua estratégia de produtos e reduzirá sua linha global a apenas três plataformas principais. A decisão reflete a transição mais lenta que o esperado para a mobilidade elétrica, além da revisão de metas governamentais para veículos 100% elétricos até 2035 e das diferentes demandas regionais.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Segundo Jochen Goller, membro do conselho da BMW, a coexistência entre eletrificação e combustão é inevitável, “ICE e combustão nunca desaparecerão. Nunca.”.

VEJA TAMBÉM:

A primeira das novas arquiteturas é a Neue Klasse, desenvolvida do zero para veículos elétricos, livre das concessões exigidas por motores a combustão. Ela estreia com o sucessor do iX3, trazendo avanços em aerodinâmica, peso e software.

A segunda é uma plataforma exclusiva para motores a combustão, voltada a modelos de entrada. A BMW reconhece que, em mercados como Índia, Oriente Médio e partes da Europa Oriental, a gasolina ainda será essencial para a rentabilidade.

Já a terceira é uma plataforma multienergética para SUVs e sedãs maiores, capaz de acomodar motores a combustão, híbridos plug-in ou baterias. Assim, um mesmo projeto pode originar desde um X5 elétrico em Oslo até um modelo a gasolina na Índia.

Essas três arquiteturas substituirão as atuais FAAR (tração dianteira) e CLAR (traseira), criando uma estrutura mais enxuta e escalável. Diferentemente da Mercedes-Benz, que separa produtos elétricos e a combustão em conceitos distintos, a BMW aposta em uma identidade de design unificada.

Esse princípio se estende ao “Coração da Alegria”, novo sistema de software que padroniza direção, resposta e sensação ao volante, garantindo que tanto um Neue Klasse elétrico quanto um sedã de seis cilindros mantenham o DNA dinâmico da marca.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário